O Homem-Espiga

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.177124

Mots-clés :

modernismo, futurismo, desenho, cor local

Résumé

A produção de Anita Malfatti, feita em seu período norte-americano, escandalizou o meio cultural brasileiro em 1917, embora estivesse em total consonância com a experimentação das vanguardas de início do século, já sedimentadas e passíveis de serem ensinadas na Independent School of Art, sob direção de Homer Boss.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Luiz Armando Bagolin, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

    Luiz Armando Bagolin é docente e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, ex-diretor da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

Références

ANDRADE, Mário de. Anita Malfatti. Jornal de Debates, São Paulo, outubro de 1921, não paginado.

ANDRADE, Oswald de. A exposição Anita Malfatti. Jornal do Commercio, São Paulo, 11 de janeiro de 1918, não paginado.

CARDOSO, Renata Gomes. A crítica de arte no entorno de Anita Malfatti e seu reflexo na história da arte brasileira. Revista de História da Arte e Arqueologia da Unicamp, RHHA, n. 9, jan-jun 2008, pp. 127-147.

CHIARELLI, Tadeu. Um jeca nos vernissages: Monteiro Lobato e o desejo de uma arte nacional no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995.

FABRIS, Annateresa. Modernismo: Nacionalismo e Engajamento. In AGUILAR, Nelson (org.). Bienal Brasil Século XX. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994, pp. 72-82.

GREGGIO, Luzia Portinari. Anita Malfatti. Folha de São Paulo/Itaú Cultural, Coleção Grandes Pintores Brasileiros v. 9, São Paulo, 2013.

HENDERSON, Linda D. X Rays and the Quest for Invisible Reality in the Art of Kupka, Duchamp, and the Cubists. Art Journal, 47(4), 1988, pp. 323-340.

HENRI, Robert. The Art Spirit. Filadélfia: J. B. Lippincott, 1923.

LOBATO, Monteiro. Paranoia ou Mistificação? (A propósito da Exposição Malfatti). In LOBATO, Monteiro. Ideias de Jeca Tatu. São Paulo: Editora Brasiliense, 1955, pp. 59-66.

MICHELI, Mário de. As vanguardas artísticas do século XX / trad. Pier Luigi Cabra. São Paulo, Martins Fontes, 1991.

PESTANA, Nestor. Exposição de Estudos de Pintura de Anita Malfatti. Correio Paulistano, São Paulo, 26 de maio de 1914, não paginado.

ROSSETTI BATISTA, Marta. Anita Malfatti no tempo e no espaço. São Paulo: IBMA Brasil, 1985.

ROSSETTI BATISTA, Marta (org.). Mário de Andrade: Cartas a Anita Malfatti. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

ROSSETTI BATISTA, Marta. Brasil, 1º Tempo modernista - 1917/29: documentação. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1972.

SCHWARTZ, Jorge. O expressionismo pela crítica de M. de Andrade, Mariátegui e Borges. In BELUZZO, Ana Maria de M. Modernidade: Vanguardas artísticas na América Latina. São Paulo: Unesp, 1990.

Téléchargements

Publiée

2020-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Bagolin, L. A. (2020). O Homem-Espiga. ARS (São Paulo), 18(40), 21-64. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.177124