Em busca de um lugar: duas fontes pouco exploradas da história das artistas mulheres
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.188412Mots-clés :
Elizabeth Ellet, Ellen Clayton, Biografias, Época vitoriana, Artistas mulheresRésumé
Uma leitura atenta de Women Artists in all Ages and Countries (1859) e English Female Artists (1876) demonstra que Elizabeth Ellet e Ellen Clayton não se limitam a endossar categorias patriarcais sobre a produção artística feminina. Ao contrário, suas compilações biográficas problematizam algumas temáticas gerais, tais como condições de vida e de educação, existência de um estilo “feminino”, dentre outras. O panorama que tais obras oferecem é bem variado e contribui para trazer à luz muitos nomes pouco conhecidos e para celebrar o papel das mulheres na história da arte.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BLUETT, Amy. Mary Moser and Angelica Kauffman: the RA’s Founding Women (2 mar. 2021a). Disponível em: https://www.royalacademy.org.uk/ article/mary-moser-and-angelica-kauffman. Acesso em: 20 mar. 2021.
BLUETT, Amy. Victorian Women and the Fight for Art Training (2 mar. 2021b). Disponível em: https://www.royalacademy.org.uk/article/striving-after- excellence-victorian. Acesso em: 20 mar. 2021.
CLAYTON, Ellen C. English female artists. Londres: Tinsley Brothers, 1876. CRAIK, Dinah Maria Mulock. A Woman’s Thoughts about Women. Nova York: Rudd & Carleton, 1859.
ELLET, E. F. Women Artists in all Ages and Countries. Londres: Richard Bentley, 1859.
ELLET, E. F. (Elizabeth Fries), 1818-1877. Disponível em: d.lib.msu.edu/content/ biographies. Acesso em: 18 mar. 2021.
FABRIS, Annateresa. O estranho caso de Properzia de’ Rossi. Arte e Crítica, ano XVIII, n. 53, mar. 2020a. Disponível em: abca.art.br/httpsdocs/o- estranho-caso-de-properzia-de-rossi-annateresa-fabris.
FABRIS, Annateresa. Era uma vez Artemisia. Arte e Crítica, ano XVIII, n. 55, set. 2020b. Disponível em: abca.art.br/httpsdocs/era-uma-vez-artemisia- annateres-fabris.
GARRARD, Mary D. Review of the Women Artists of Bologna by Laura Ragg (1907). Woman’s Art Journal, Philadelphia, v. 1, n. 2, outono 1980-inverno 1981, pp.58-64.
GREER, Germaine. The Obstacle Race: the Fortunes of Women Painters and their Work. Nova York: Farrar, Straus and Giroux, 1979.
HAFERA, Alison. Visual Mediations of Mourning and Melancholia in France, 1790-1830. Chapel Hill: University of North Carolina, 2015.
JAMES, Henry. William Wetmore Story and his Friends. Boston: Houghton Mifflin and Co., 1903.
JAMES, Henry. La stagione delle mostre. Palermo: Novecento, 1993.
LASA ÁLVAREZ, María Begoña. Women Artists and Activism in Ellen Clayton’s “English Female Artists” (1876). Océanide, n. 12, 2020, pp. 37-44. Disponível em: https://oceanide.es/index.php/012020/article/view/23/168. Acesso em: 10 mar. 2021.
LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens / trad. Luiza Sellera. São Paulo: Cultrix, 2019.
MALVASIA, Carlo Cesare. Felsina pittrice: vite de’ pittori bolognesi. Tomo 2. Bolonha: Tipografia Guidi all’Ancora, 1841.
MAYAYO, Patricia. Historias de mujeres, historias del arte. 11a ed. Madri: Cátedra, 2020.
MCKENNA, Adrienne. The Female Artist in the mid-Victorian Period: Emily Mary Osborn’s Nameless and Friendless (1857) and the 1859 Petition to the Royal Academy. 11 jul. 2016. Disponível em: https://open.conted.ox.ac.uk/ sites/open.conted.ox.ac.uk/files/resources. Acesso em: 20 mar. 2021.
MODESTI, Adelina. “Il pennello virile”: Elisabetta Sirani and Artemisia Gentileschi as Masculanized Painters? (2018). Disponível em: https://www. researchgate.net/publication/323641032. Acesso em: 15 jan. 2020.
NOCHLIN, Linda. ¿Por qué no han existido grandes artistas mujeres? In CORDERO REIMAN, Karen; SÁENZ, Inda (org.). Crítica feminista en la teoria y historia del arte. México: Universidad Iberoamericana, 2001, pp. 17-44.
PARKER, Rozsika; POLLOCK, Griselda. Old Mistresses: Women, Art and Ideology. Nova York: Pantheon Books, 1982.
SCHOEL, Gretchen Ferris. In Pursuit of Possibility, Elizabeth Ellet and the Women of the American Revolution. Williamsburg: College of William and Mary, 1992.
SHOWALTER, Elaine. Introdução. In OATES, Joyce Carol. Blonde / trad. Luisa Geisler. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2021, pp. 11-15.
STRICKLAND, Alice. Opening Doors: The Entry of Women Artists into British Art School, 1871-1930. In POTTER, Matthew C. (org.). The Concept of the “Master” in Art Education in Britain and Ireland, 1770 to the present. Farnham: Ashgate, 2013, pp. 127-144.
TEDESCO, Cristine. Artemisia Gentileschi: trajetória, gênero e representação do feminino (1610-1654). Porto Alegre: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.
The Royal Academy. The Athenaeum, Londres, n. 1644, 30 abr. 1859, p. 581.
VICKENY, Amanda. Hidden from History: the Royal Academy’s Female Founders (3 jun. 2016). Disponível em: https://www.royalacademy.org.uk/article/ra- magazine-summer-2016-hidden-from-history. Acesso em: 20 mar. 2021.
WICKHAM, Annette. A “Female Invasion”. 250 Years in the Making (13 maio 2018). Disponível em: https://www.royalacademy.org.uk/article/magazine- ra250-female-invasion-women-at-the-ra. Acesso em: 20 mar. 2021.
WHITE, Heather Elizabeth. Sirani, Iole and Protofeminism in Early Modern Bologna. Provo: Brigham Young University, 2019.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Annateresa Fabris 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.