As peças para televisão de Samuel Beckett: meios de produção, gêneros literários e teoria crítica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.119071Palavras-chave:
Samuel Beckett, Teoria Crítica, peças televisivas, gêneros literários, meios de produçãoResumo
O artigo formula algumas hipóteses para a análise da obra tardia de Samuel Beckett, particularmente as peças para televisão, produzidas pela Süddeutscher Rundfunk – SDR (hoje: Südwestrundfunk – SWR), sob direção do autor, entre 1966 e 1986: Eh Joe, Geistertrio, ..nur noch Gewölk..., Quadrat I + II, Nacht und Träume e Was Wo1 . Sugere-se a abordagem das peças por meio de duas questões – o desenvolvimento tecnológico dos meios de produção e a historicidade dos gêneros artísticos – que teriam suas referências teóricas na reflexão estética de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin. Segundo essa perspectiva, as peças para televisão retomam o questionamento das convenções dos gêneros literários, iniciado por Beckett nos trabalhos em prosa e nas peças teatrais, ao desenvolver um novo meio de produção artístico junto à televisão pública alemãDownloads
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