Estado e financiamento teatral: apontamentos para uma perspectiva classista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v9i2p84-98Palavras-chave:
Teatro e financiamento público, Teatro e Estado, Teatro contra-hegemônico, Teatro e capitalismo, Teatro operárioResumo
Resgatando brevemente algumas experiências de movimentos teatrais vinculados à classe trabalhadora ou a uma perspectiva popular e de oposição aos valores da classe dominante e do capitalismo, tanto internacionalmente como no Brasil – remontando a genealogia desses movimentos desde o Théâtre Libre de Antoine ao movimento Arte contra a Barbárie do teatro de grupo em São Paulo – o artigo procura discutir como o financiamento estatal a tais iniciativas constitui necessariamente momentos de exceção que, pela própria natureza do Estado capitalista, não podem se sustentar, e aponta a perspectiva da vinculação ao movimento operário organizado como a forma capaz de fomentar tal tipo de produção teatral.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Aspas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista aSPAs mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista aSPAs em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas "