TUI Conta Zumbi: a montagem de Arena Conta Zumbi pelo Teatro Universitário Independente de Santa Maria (1968)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i1p76-90Palavras-chave:
Teatro Universitário Independente, Santa Maria (RS), teatro amador, história do teatro brasileiroResumo
O trabalho apresenta um momento específico da história do Teatro Universitário Independente (TUI) de Santa Maria: a montagem de Arena Conta Zumbi, de 1968, por ocasião do I Festival Latinoamericano de Teatro Universitário de Manizales, Colômbia. O estudo contextualiza o espetáculo na trajetória do grupo gaúcho, partindo de uma perspectiva que privilegie o teatro local e suas questões territoriais. Nesse sentido, visa contribuir para as discussões sobre a escrita da história do teatro no Brasil a partir da adoção de temas frequentemente negligenciados, porém indispensáveis na ampliação de fenômenos abordados. Além disso, estes temas se mostram fundamentais quando se trata da análise de experiências localizadas fora dos grandes centros culturais do país.
Downloads
Referências
Bibliografia
BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
CAMPOS, C. D. A. Zumbi, Tiradentes. São Paulo: Perspectiva, 1988.
CORRÊA, A. A. D. M. Onde não houver liberdade, urge inventá-la: a arte de protesto em tempos sombrios e o caso do Teatro Universitário Independente de Santa Maria (1968-1974). 2018. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.
CORRÊA, R. C. Cenário, cor e luz: amantes da ribalta em Santa Maria (1943-1983). Santa Maria: Editora UFSM, 2005.
DICK, K. M. Estudantes na Arena: o teatro universitário de Santa Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Graduação (Licenciatura e Bacharelado em História) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
DUBATTI, J. O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2016.
FIGARO, R. Introdução: comunicação e sociabilidade no circuito popular e alternativo e cultura em São Paulo. In: Teatro, comunicação e sociabilidade: uma análise da censura ao teatro amador em São Paulo (1946-1970). São Paulo: Balão, 2011. p. 13-23.
FONTANA, F. S. O Teatro do Estudante do Brasil de Paschoal Carlos Magno. Rio de Janeiro: Funarte, 2016.
RIBEIRO, J. I.; WEBER, B. T.; MACHADO, M. K. A atuação histórica e geopolítica das forças armadas em Santa Maria. In: RIBEIRO, José Iran; WEBER, Beatriz Teixeira. Nova história de Santa Maria: Outras contribuições recentes. Santa Maria: Câmara Municipal de Vereadores, 2012. p. 7-407.
SCHILLING, G. A arte fotográfica e o teatro em Santa Maria. Santa Maria: Palotti, 2005.
SCHWARZ, Roberto. Altos e baixos da atualidade de Brecht. In: SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das letras, 1999. p. 113-148.
Acervos consultados
Arquivo DCE-UFSM. Santa Maria (RS). Divisão de Arquivo Geral - UFSM. Santa Maria (RS). Acervo Teatro Universitário Independente. Santa Maria (RS).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.