José Carlos Matos: articulações políticas e engajamento artístico no teatro amador cearense (1972-1982)

Autores

  • Thaís Paz de Oliveira Moreira Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i2p53-64

Palavras-chave:

ditadura militar, José Carlos Matos, políticas culturais, teatro amador, Ceará

Resumo

Este artigo analisa a figura de José Carlos Matos e seu poder de articulação política e engajamento artístico no teatro amador cearense durante a ditadura civil-militar brasileira. O texto apresenta quem foi José Carlos Matos, as motivações que incitam um estudo sobre sua trajetória e a importância do teatro amador para as conquistas e articulações que se desdobraram em políticas públicas culturais para o Ceará. Nosso recorte está compreendido entre 1972, ano de estreia do espetáculo O Romance do Pavão Mysterioso, da Cooperativa de Teatro e Arte, dirigida por Matos, e 1982, ano de seu falecimento. Portanto, buscou-se compreender a construção da identidade a partir da memória da figura articuladora, política e intelectual de José Carlos, a cultura política e o apego a lideranças carismáticas, bem como o poder cultural e simbólico a partir do Campo Intelectual e Artístico.

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Biografia do Autor

  • Thaís Paz de Oliveira Moreira, Sem registro de afiliação

    Mestra em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Historiadora do Observatório de Fortaleza.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

José Carlos Matos: articulações políticas e engajamento artístico no teatro amador cearense (1972-1982). (2021). Revista Aspas, 11(2), 53-64. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i2p53-64