Ser margarida em tempos de cólera: uma etnografia feminista na 6ª Marcha das Margaridas

Autores

  • Dayane Nascimento Sobreira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i2pe226312

Palavras-chave:

Marcha das Margaridas, Feminismo Rural, Etnografia feminista, Território

Resumo

Nesta apresentação, intencionamos destacar o protagonismo de mulheres do campo, das águas e das florestas – autodenominadas Margaridas – na luta por direitos no Brasil. Considerada hoje a maior ação de mulheres da América Latina, a Marcha agrega a luta por redistribuição, reconhecimento e representação desde os territórios, desafiando as estruturas do racismo, do patriarcado e do capitalismo, e as interdições historicamente direcionadas a elas, mulheres rurais. Essas mulheres desafiam as fronteiras do(s) próprio(s) feminismo(s), o(s) reelaborando a partir de suas experiências e especificidades. Traremos experiências comuns compartilhadas e etnografadas na 6ª Marcha das Margaridas, cuja culminância se deu em agosto de 2019, na capital federal.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Elias, Norbert; Scotson, John L. 2000. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar

Geertz, Clifford. 2009. Obras e vidas: o antropólogo como autor. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

Sobreira, Dayane Nascimento. 2022. “Olha Brasília está florida, estão chegando as decididas”: Experiências de um feminismo rural no Brasil a partir da Marcha das Margaridas. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Edição

Seção

Dossiê: Territorializando corpos, gêneros e sexualidades

Como Citar

Sobreira , D. N. (2024). Ser margarida em tempos de cólera: uma etnografia feminista na 6ª Marcha das Margaridas. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 33(2), e226312. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i2pe226312