Lições de deslocamentos: ensinando política indígena e colonialismo de ocupação na ciência política
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i1pe209417Palavras-chave:
ciência política, ensino, colonialismo, povos indígenasResumo
A história e a política indígena são cruciais e entrelaçadas com a história e a política de várias, senão a vasta maioria, das nações contemporâneas. No entanto, o tópico da política indígena e do colonialismo de ocupação raramente são lecionadas nos cursos de graduação em ciências políticas. Este artigo sublinha a utilidade pedagógica de um curso no nível de graduação focado na política e história indígenas, abordadas por meio de um esquema comparativo de políticas raciais. O curso no qual este artigo é baseado aborda o poder estatal e os direitos indígenas nos Estados Unidos, Austrália e América Latina em seus contextos históricos; no entanto, diversas outras variações são possíveis. O artigo revisita o contexto para o desenvolvimento do curso, os desafios relacionados ao ensino desta disciplina, e meus principais objetivos como docente. Depois, sublinha três estratégias pedagógicas aplicáveis em outras estruturas curriculares e discute consequências positivas do aprendizado observados enquanto eu refino esta área de ensino.
Downloads
Referências
Belgarde, Mary Jiron, and Richard K. LoRe. 2003–2004. “The Retention/Intervention Study of Native American Undergraduates at the University of New Mexico.” Journal of College Student Retention 5 (2): 175–203.
Bruyneel, Kevin. 2007. The Third Space of Sovereignty: The Postcolonial Politics of U.S.–Indigenous Relations. Minneapolis: University of Minnesota Press.
———. Forthcoming. “Political Science and the Study of Indigenous Politics.” In The Oxford Handbook on Social Science and the Study of Indigenous Peoples’ Politics, ed. Dale Turner and Tony Lucero. New York: Oxford University Press.
Cavanaugh, Edward, and Lorenzo Veracini. 2013. “Editors Statement.” Settler
Colonial Studies 3 (1): 1. Digest of Education Statistics, Table 237. 2013. “Total Fall Enrollment in Degree-Granting Institutions, by Level of Student, Sex, Attendance Status, and Race/Ethnicity: Selected Years 1976 through 2010.” http://nces.ed.gov/programs/digest/d11/tables/dt11_237.asp.
Ford, Lisa. 2010. Settler Sovereignty: Jurisdiction and Indigenous People in America and Australia, 1788–1836. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Fredrickson, George M. 2002. Racism: A Short History. Princeton, NJ: Princeton University Press.
Johnson and Graham’s Lessee v. M’Intosh, 21 U.S. 543 (1823).
Lawrence, Bonita, and Enakshi Dua. 2005. “Decolonizing Antiracism.” Social Justice 32 (4): 120–43.
McClain, Paula D., and John A. Garcia. 1993. “Expanding Disciplinary Boundaries: Black, Latino, and Racial Minority Group Politics in Political Science.” In Political Science: The State of the Discipline II, ed. Ada Finifter, 247–79. Washington, DC: American Political Science Association.
Pateman, Carole, and Charles Mills. 2007. Contract and Domination. Malden, MA: Polity Press.
Peck, Danielle, and Alex Seaborne (directors). 1998. Bones of Contention. VHS cassette. Princeton, NJ: Films for the Humanities.
Sheehy, Kelsey. 2013. “Graduation Rates Dropping Among Native American Students.” US News and World Report, June 6. http://bit.ly/1ftch4C.
Smith, Linda Tuhiwai. 2007. Decolonizing Methodologies: Research and Indigenous Peoples. 10th ed. New York: Palgrave.
Smith, Rogers M. 2004. “The Puzzling Place of Race in American Political Science.” PS: Political Science and Politics 37 (1): 41–5.
University of Denver Institutional Research Department. 2012. “Enrollment by
Race/Ethnicity and Degree Level, All Collegiate Students, Fall 2008 to Fall 2012
(EOT).” http://www.du.edu/ir/pdf/profi les1213/enrl_race_level_f12.pdf.
Yashar, Deborah J. 2005. Contesting Citizenship in Latin America: The Rise of
Indigenous Movements and the Postliberal Challenge. Cambridge: Cambridge
University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Campo (São Paulo - 1991)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.