Cenas de microcefalia, de cuidado, de antropologia (Recife, setembro de 2017)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v27i1p118-131Palabras clave:
virus Zika, escrita etnográfica, diario de campo, RecifeResumen
Desde 2016, eu e equipes compostas por pesquisadoras de graduação, mestrado e doutorado temos visitado o Recife/PE. A cada semestre, passamos uma quinzena (re)encontrando, acompanhando e conversando um mesmo conjunto de mulheres que tiveram filhos com a síndrome congênita do vírus Zika entre 2015 e 2016. Escrevemos diários de campo individuais durante o período da noite, após as atividades de pesquisa de campo durante o dia. Depois, circulamos versões editadas desses diários entre nós. Circular esse material dentro da equipe funciona como um importante passo metodológico e pedagógico e permite criar um corpus empírico que pode ser (re)utilizado por essa e também equipes futuras. As cenas da montagem apresentada nesse artigo vêm, especificamente, do período mais recente de pesquisa de campo, realizada em setembro de 2017, quando dessa vez, excepcionalmente, viajei sozinha. Nesse estilo narrativo, trago trechos – ou cenas, como prefiro caracterizá-las – diretamente desses diários de campo mais recentes. Há alguma edição para resguardar anonimato, para as frases fazerem sentido quando retiradas de um contexto mais amplo, para que a situação dramática central fique um pouco mais evidenciada. Aqui, o pleito é reunir e apresentar cenas vívidas e vividas por “mães de micro” no Recife/PE; valorizar o diário de campo como material empírico e reflexivo; por experimentar o efeito da montagem como prática de análise antropológica; por deslocar o epicentro e a onipresença da autoria em antropologia.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autorizo a Cadernos de Campo a publicar el trabajo de mi autoría/responsabilidad, así como me responsabilizo por el uso de imágenes, si se aceptada su publicación.
Estoy de acuerdo con esta declaración como una expresión absoluta de la verdad y confirmo el carácter inédito de la obra presentada. Asumo la plena responsabilidad del material presentado en mi nombre y en el de los eventuales coautores