Senhora do Rosário, esta banda é sua
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v26i1p206-221Palavras-chave:
Congado, Religião, Antropologia VisualResumo
O presente ensaio foi produzido durante o ciclo ritual ocorrido por ocasião da 129ª Festa de Nossa Senhora do Rosário em Airões, Zona da Mata Mineira, durante uma incursão etnográfica que tencionou, a partir de referenciais da Antropologia Visual, explorar as manifestações de performance produzidas pela Banda de Congo José Lúcio Rocha, oriunda de uma comunidade quilombola contígua ao distrito onde ocorre a festa. Elegemos enquanto tema das imagens que se seguem, um instante ritual chamado de Corte que, segundo os nativos, é “a hora mais pesada do Congo”. O Corte é a dramatização dos encontros entre barões escravocratas, quando se reuniam para negociar seus escravos. Aqui se exibe o corpo do homem Congo, um soldado juramentado do exército da Virgem do Rosário, que reunido em batalhão, corta as ruas do lugarejo mixando a oração cristã católica à corporalidade da dança tribal, sempre tendo como vozes de fundo os temas da memória do cativeiro e da batalha espiritual.
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Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.