¿Memoria u Olvido?: Negociando la identidad presente con los fantasmas del pasado en Té de tías de Cristina Escofet
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i12p52-75Palavras-chave:
Teatro, Melancolia, Nostalgia, Argentina, DictaduraResumo
En la obra de teatro Té de tías (1985) de Cristina Escofet, la dramaturga nos presenta cómo un agresor y una víctima se relacionan con los fantasmas de un pasado que los aqueja. El primero, es representado por un joven que se auto-destruye al querer perpetuar la posición dominante de sus progenitores y restituir su historia tras una nostalgia restaurativa. La segunda es una joven que logra liberarse de su lugar de víctima tras una melancolía productiva la cual le permite enfrentarse a los antecedentes que abusaron de ella, física y emocionalmente, y así construir una identidad y un futuro esperanzador. Ambos representan diferentes miradas en la negociación con la memoria y el olvido que ocurrió durante y después de la Guerra Sucia (1976-1983) en Argentina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Rocio Zalba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).