Interferência e naturalidade no par português-espanhol: línguas próximas, contraste e ensino de tradução

Autores

  • Bruna Macedo de Oliveira Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i14p130-171

Palavras-chave:

tradução, ensino, interferência, naturalidade, comparação português-espanhol.

Resumo

No presente artigo, fruto de nossa pesquisa de mestrado, temos como objetivo refletir sobre a proximidade entre o português e o espanhol e seus efeitos para a tradução. Para tanto, discutiremos os conceitos de interferência e de naturalidade e observaremos como estes se apresentam na análise de nosso corpus de estudo, composto por traduções de uma receita e outras duas atividades relacionadas a tal gênero textual. Buscaremos demonstrar como esse trabalho encontra eco em nossa prática atual, na coordenação do projeto de extensão “Laboratório de Tradução da Unila”, realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Por fim, apontaremos para a necessidade de que pesquisas que tenham como base a comparação entre essas duas línguas sejam utilizadas no ensino e na prática da tradução.

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Biografia do Autor

  • Bruna Macedo de Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

    Docente de Língua Espanhola Adicional, no Ciclo Comum de Estudos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo. Atuação profissional como tradutora autônoma, especialmente em traduções comerciais, técnicas e acadêmicas.

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

MACEDO DE OLIVEIRA, Bruna. Interferência e naturalidade no par português-espanhol: línguas próximas, contraste e ensino de tradução. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 14, p. 130–171, 2017. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v0i14p130-171. Disponível em: https://revistas.usp.br/caracol/article/view/134604.. Acesso em: 7 dez. 2024.