Área de ensino: reflexões a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu

Autores

  • Fernanda Ostermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flavia Rezende Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Matheus Monteiro Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Massi Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254584por

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Capital científico, Campo científico

Resumo

As contribuições teóricas de Pierre Bourdieu permitem estudos sobre os mais diferentes espaços sociais, e, dentre eles, o espaço acadêmico. A partir da teoria bourdieusiana dos campos, nosso objetivo foi investigar se a área de ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pode ser considerada um campo científico relativamente autônomo. Para tanto, buscamos discutir duas questões de pesquisa: 1) qual é a distribuição do capital científico na área de ensino; e 2) quais as implicações dessa distribuição sobre sua constituição como um campo científico. A partir do cruzamento de dados sobre os docentes dos programas da área de ensino com a avaliação dos programas pela Capes, nossa análise revelou que esta área não se constitui enquanto campo científico. Diferentemente do que acontece em campos bem estabelecidos, a maioria dos orientadores da área de ensino provém de muitas áreas científicas diferentes e não reconhece a produção intelectual específica dessa área enquanto capital científico. Supondo que as disputas existentes entre docentes com menos e mais capital científico possam gerar novas conformações da área, uma possível configuração seria a estabilização do subgrupo de docentes de maior capital científico e sua constituição enquanto campo científico, na medida em que seus agentes se tornem cada vez mais conscientes de que sua estrutura cognitiva e seus ideais de educação e de pesquisa são diferentes do que se pretendeu homogeneizar com a criação da área de ensino da Capes. Acreditamos que nossos resultados podem ser uma referência para a reflexão crítica sobre a configuração da área de ensino, ainda a ser realizada por seus agentes.

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Publicado

2022-09-26

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: 20 anos depois: pensar com e sem Bourdieu

Como Citar

Área de ensino: reflexões a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e254584. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254584por