A precarização do trabalho docente e o movimento sindical: atuação da Apeoesp no Estado de São Paulo de 2009 a 2014

Autores

  • Patricia Regina Piovezan Instituto Federal Goiano
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade Estadual de Maringá
  • Neusa Maria Dal Ri Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251243

Palavras-chave:

Apeoesp

Resumo

O principal objetivo deste artigo é analisar as pautas, reivindicações e negociações realizadas entre a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE). Foi estabelecido o recorte dos anos de 2009 a 2014, em função da crise econômica que se alastrou na última década, apesar dos reflexos tardios na economia brasileira. Na pesquisa, investigaram-se as atuações do sindicato a fim de evitar o avanço da precarização do trabalho docente na rede pública paulista, tendo em vista o desemprego, falências de empresas, cautela dos investidores e recessão econômica em países do mundo todo. Realizaram-se pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que parte das reivindicações da Apeoesp foram atendidas, principalmente as que ampliavam os direitos dos profissionais contratados em caráter temporário. Contudo, os docentes do quadro do magistério não conseguiram negociar diversas pautas pertinentes à categoria, entre elas, o fim da bonificação, o cumprimento da jornada de trabalho dedicada às atividades extraclasses e a redução do número de alunos por sala. Desse modo, verificou-se um equilíbrio entre a manutenção e a conquista de novos direitos, a partir das atuações do sindicato e negociações com a SEE.

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Biografia do Autor

  • Patricia Regina Piovezan, Instituto Federal Goiano

    é doutora em educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Marília, São Paulo. É docente do Instituto Federal Goiano (IFGoiano).

  • Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá

    é doutor em educação pela Unesp, Campus de Presidente Prudente, São Paulo. É pró-reitor de ensino e docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), credenciado no Programa de Pós-graduação em Educação e líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores (EPEFOP).

  • Neusa Maria Dal Ri, Universidade Estadual Paulista

    é professora associada livre-docente III da Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília, Programa de Pós-Graduação em Educação, Líder do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia, Editora do periódico ORG&DEMO, Bolsista PQ do CNPq nível 1.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

A precarização do trabalho docente e o movimento sindical: atuação da Apeoesp no Estado de São Paulo de 2009 a 2014. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e251243. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251243