Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia

Autores

  • Karina Sales Vieira Centro Universitário AGES
  • Bernard Charlot Universidade Paris 8; Universidade Federal de Sergipe
  • Veleida Anahí Cápua da Silva Charlot Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349265924

Palavras-chave:

O sentido de estudar, Estudar on-line, Pandemia da Covid-19, Sofrimento

Resumo

Este artigo busca explicitar os sentidos atribuídos por um grupo de estudantes acadêmicos às aulas remotas no contexto da Covid-19, evidenciando seus sofrimentos, mobilizações e aprendizados. Os participantes desta pesquisa foram 54 acadêmicos de classe popular, de diversos cursos de graduação que estudam em uma instituição privada de ensino superior localizada em uma cidade interiorana do estado da Bahia. Com esse entendimento, conduzimos a pesquisa ancorados na teoria da Relação com o Saber e dos conceitos de mobilização, sentido e prazer; também nos apoiamos na pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Sendo assim, a coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: questionário e balanço de saber. O balanço de saber é um instrumento de produção de dados que consiste na elaboração de um registro escrito a partir de questões apresentadas pelo pesquisador. Diante disso, para a coleta de dados, buscaramse conhecer as mobilizações para continuar estudando remotamente na pandemia, a compreensão do sentido de estudar on-line, seu valor para os estudantes participantes desta pesquisa e os sofrimentos vivenciados por eles nesse período contextualizado pela Covid-19. Conclui-se que a mobilização para continuar estudando vem do desejo de não querer trancar o curso, pois ainda veem a universidade como uma oportunidade para alcançar um futuro bem-sucedido. Outrossim, mais da metade dos estudantes adaptaram-se bem ao novo modelo (55 por cento), entretanto, 81 por cento ainda preferem o presencial. São, em sua maioria, estudantes que sofrem com o distanciamento social e com transtornos psicológicos, sobretudo, a ansiedade.

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Biografia do Autor

  • Karina Sales Vieira , Centro Universitário AGES

    é doutora em educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pesquisadora do Grupo de Estudos Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS). Atualmente é professora no Centro Universitário AGES.

  • Bernard Charlot, Universidade Paris 8; Universidade Federal de Sergipe

    é professor emérito em ciências da educação da Universidade Paris 8. Professor voluntário na Universidade Federal de Sergipe (UFS); líder do Grupo de Estudos Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS).

  • Veleida Anahí Cápua da Silva Charlot, Universidade Federal de Sergipe

    é doutora em ciências da educação pela Universidade de Paris 8; pós-doutora pela Universidade Federal de Sergipe onde é professora titular no Departamento de Educação.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

Como Citar

Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e265924. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349265924