Saber e ensinar frações: concepções e práticas de professores do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261007Palavras-chave:
Ensinar frações, Concepções dos professores, Conhecimento didático, Ensino fundamentalResumo
O saber do professor determina a qualidade das suas práticas. Porém, nem sempre o professor consegue colocar em prática as suas ideias. No caso particular dos números racionais, reconhece-se que esse é um tópico importante, mas também difícil de ensinar. Mais vezes do que o desejado, assistimos a um desalinhamento entre as ideias dos professores sobre as frações e as suas ideias para o ensino desses números. Este artigo analisa as concepções e ideias sobre as práticas dos professores do 1º. ciclo do ensino básico (anos iniciais do ensino fundamental) relativamente às frações, procurando responder às seguintes questões: 1) Que ideias têm os professores sobre as frações? 2) Como entendem que deve ser o seu ensino? Para o efeito, foram entrevistados 31 professores do ensino público português, com diversos anos de experiência no ensino. Foi conduzida uma entrevista individual semiestruturada, que procurou explorar conceitos e propriedades dos números racionais, em particular das frações, e a resolução de problemas envolvendo esses números. Os resultados obtidos evidenciam fragilidades dos docentes no conhecimento matemático sobre o conceito de fração, nomeadamente no domínio dos diferentes significados de fração, e na tradução dos diferentes modos de representação de frações. Na resolução de problemas envolvendo frações para a sala de aula, identificaram-se dificuldades, particularmente em situações que envolviam quantidades discretas e na marcação de números fracionários na reta numérica. Esses resultados parecem apelar a um ideal de formação contínua de professores que possa ir apoiando e atualizando as suas práticas letivas.
Downloads
Referências
Ball, Deborah; Hill, Heather; Bass, Hyman. Knowing mathematics for teaching. Who knows mathematics well enough to teach third grade, and how can we decide? American Educator, Washington, D.C., v. 29, n. 3, p. 14-46, 2005.
Ball, Deborah; Lubienski, Sarah; Mewborn, Denise. Research on teaching mathematics: the unsolved problem of teachers’ mathematical knowledge. In: Richardson, Virginia (ed.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan, 2001. p. 433-456.
Ball, Deborah; Thames, Mark; Phelps, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education. Thousando Oaks, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
Behr, Merlyn; Harel, Guershon; Post, Thomas; Lesh, Richard. Rational number, ratio, and proportion. In: Grouws, Douglas (ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: MacMillan, 1992. p. 296-333.
Behr, Merlyn et al. Rational-number concepts. In: Lesh, Richard; Landau, Marsha (ed.). Acquisition of mathematics concepts and processes. New York: Academic Press, 1983. p. 92-127.
Bogdan, Robert; Biklen, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010.
BORN, Bárbara; PRADO, Ana; FELIPPE, Janaína. Profissionalismo docente e estratégias para o seu fortalecimento: entrevista com Lee Shulman. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, 2019. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945002003
» https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945002003
CARDOSO, Paula. Ensinar frações: um olhar sobre o conhecimento de professores do 1º. ciclo do ensino básico. 2017. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação - Educação Matemática) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2017.
CARDOSO, Paula; MAMEDE, Ema. As interpretações de fracção na construção do conceito: um estudo com alunos do 6º. ano do ensino básico. In: Seminário de Investigação em Educação Matemática, 20., 2009, Viana do Castelo. Actas […]. Viana do Castelo: CIEd – Universidade do Minho, 2009. p. 452-461.
CARDOSO, Paula; MAMEDE, Ema. Ensinar frações nos primeiros anos de escolaridade. In: MAMEDE, Ema; PINTO, Hélia; MONTEIRO, Cecília (ed.). Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2021. p. 247-268.
COPUR-GENCTURK, Yasemin. Teachers’ conceptual understanding of fraction operations: results from a national sample of elementary school teachers. Educational Studies in Mathematics, Cham, v. 107, p. 525-545, 2021.
DGE. Direção Geral de Educação. Programa de matemática do ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2013. Disponível em: http://dge.mec.pt/metascurriculares/index.php?s=directorio&pid=17 Acesso em: 25 fev. 2015.
» http://dge.mec.pt/metascurriculares/index.php?s=directorio&pid=17
DGE. Direção Geral de Educação. Aprendizagens essenciais. Lisboa: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/aemat_1a_2021_.pdf Acesso em: 22 set. 2019.
ERICKSON, Frederick. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, Merlin (ed.), Handbook of research on teaching. 3. ed. New York: Macmillan, 1986. p. 119-161.
GUBA, Egon; LINCOLN, Yvonna. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (ed.). Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994. p. 105-117.
Hart, Kathleen. Fractions. In: Hart, Kathleen (ed.). Children’s understanding of mathematics: 11-16. London: John Murray, 1981. p. 66-81.
Kieren, Thomas. Fractional Numbers: from quotient fields to recursive understanding. In: Carpenter, Thomas; Fennema, Elizabeth; Romberg, Thomas (ed.). Rational numbers: An integration of research. Hillsdale: Erlbaum, 1993. p. 49-84.
Kieren, Thomas. On the mathematical, cognitive and instructional foundations of rational numbers. In: Lesh, Richard (ed.). Number and measurement: paper from a research workshop. Columbus: ERIC/Smeac, 1976. p. 101-144.
LAMON, Susan. Rational numbers and proportional reasoning toward a theoretical framework for research. In: LESTER, Frank (ed.). Second handbook of research and learning. Charlotte: NCTM, 2007. p. 629-667.
LAMON, Susan. Teaching fractions and ratios for understanding: essential content knowledge and instructional strategies for teachers. 2. ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2006.
Li, Yeping; Zhang, Huirong; Song, Naiqing. In-service elementary teachers’ knowledge in mathematics and pedagogy for teaching: the case of fraction division. In: Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 44., 2021, Khon Kaen, Thailand. Proceedings […]. Khon Kaen: PME, 2021. p. 226-235.
Mack, Nancy. Building on informal knowledge through instruction in a complex content domain: partitioning, units, and understanding multiplication of fractions. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 32, p. 267-295, 2001.
MAMEDE, Ema. The effects of situations on children’s understanding of fractions. 2007. Tese (PhD in Psychology) – School of Social Sciences and Law, Oxford Brookes University, Oxford, 2007.
MAMEDE, Ema; PINTO, Hélia. Pre-service elementary school teachers’ ideas about fractions. Quaderni de Ricerca In Didattica - Mathematics, Palermo, v. 27, n. 2, p. 257-260, 2017.
MAMEDE, Ema; RIBEIRO, Carlos; PINTO, Hélia. Conhecimento de futuros professores do ensino básico sobre frações. In: MAMEDE, Ema; PINTO, Hélia; MONTEIRO, Cecília (ed.). Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2021. p. 205-219.
MERRIAM, Sharan. Qualitative research: A guide to design and implementation. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2009.
NCTM. National Council of Teachers of Mathematics. Princípios para a ação: assegurar a todos o sucesso em matemática. Lisboa: APM, 2017.
NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Rational numbers and intensive quantities: challenges and insights to pupils’ implicit knowledge. Anales de Psicología, Murcia, v. 24, n. 2, p. 262-270, 2008.
Nunes, Terezinha et al. Vergnaud’s definition of concepts as a framework for research and teaching. Paris: [S .n.], 2004. Paper presented at the Annual Meeting for the Association pour la Recherche sur le Développement des Compétences, Paris, jan. 2004.
OLANOFF, Dana; LO, Jane-Jane; TOBIAS, Jennifer. Mathematical content knowledge for teaching elementary mathematics: A focus on fractions. The Mathematics Enthusiast, Missoula, v.11, n. 2, p. 267-310, 2014.
Pinto, Hélia; Ribeiro, Carlos. Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos: o sentido de número racional. Da Investigação às Práticas, Lisboa, v. 3, n. 1, p. 80-98, 2013.
Post, Thomas et al. Intermediate teachers’ knowledge of rational number concepts. In: Fennema, Elizabeth; Carpenter, Thomas; Lamon, Susan (ed.). Integrating research on teaching and learning mathematics. New York: State University of New York Press, 1991. p. 177-198.
RIBEIRO, Carlos. Abordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma eficaz navegação entre representações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 407-422, 2011. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200013
» https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200013
SIEGLER, Robert; LORTIE-FORGUES, Hugues. Conceptual knowledge of fraction arithmetic. Journal of Educational Psychology, Washington, D.C., v. 107, n. 3, p. 909-918, 2015.
Shulman, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, D.C., v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
Streefland, Leen. Fractions in realistic mathematics education: A paradigm of developmental research. Norwell,: Kluwer, 1991.
Tirosh, Dina et al. Prospective elementary teachers’ conceptions of rational numbers. Jerusalem: [S. n.], 1998. Disponível em: http://jwilson.coe.uga.edu/Texts.Folder/tirosh/Pros.El.Tchrs.html Acesso em: 15 nov. 2020.
» http://jwilson.coe.uga.edu/Texts.Folder/tirosh/Pros.El.Tchrs.html
VERGNAUD, Gérard. The nature of mathematical concepts. In: NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter (ed.). Learning and teaching mathematics: An international perspective. East Sussex: Psychology Press, 1997. p. 5-28.
YIN, Robert K. Case study research: design and methods. Los Angeles: Sage, 2014.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.