A expansão da pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil

Autores

  • Francisco Edmar Pereira Neto Universidade Estadual do Ceará
  • Jayane Mara Rosendo Lopes Universidade Estadual do Ceará
  • João Batista Carvalho Nunes Universidade Estadual do Ceará
  • Luciano Nery Ferreira Filho Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349263111por

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, Educação, Covid-19

Resumo

Examina a expansão quantitativa da pós-graduação stricto sensu na área de educação no Brasil, com esteio na dimensão discente de seus programas, ponderando suas diferenças regionais, de tipo de curso e de estatuto jurídico. A abordagem quantitativa e o método da pesquisa documental compuseram o desenho metodológico da investigação. A amostra se constituiu do total de estudantes do curso, de admitidos e de titulados em Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs), de 2004 a 2020. Os datasets referentes aos estudantes foram coletados no repositório de dados abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise dos dados empregou técnicas da estatística descritiva, por meio da linguagem R. Houve aumento no número de discentes, admitidos e titulados em PPGEs no Brasil, durante o período investigado. As assimetrias, apesar de ainda existentes, foram mitigadas. Norte e Nordeste ainda são regiões que se encontram sub-representadas. A participação do setor privado ainda é tímida, se comparada à hegemonia do setor público, mesmo nos mestrados profissionais. No ano de 2020, registrou-se diminuição em todos os indicadores, caracterizando uma inflexão no processo de expansão. Esses resultados são passíveis de contribuir para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e formuladores de políticas públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ASSUNÇÃO-LUIZ, Alan Vinícius et al. Impacto da Covid-19 em alunos de pós-graduação. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 30, n. 2, p. 538-554, abr./jun. 2021.

BAETA NEVES, Abílio Afonso. A pós-graduação no Brasil. International Journal of Business & Marketing, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 23-29, 2020.

BALBACHEVSKY, Elisabeth. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem sucedida. In: BROCK, Colin.; SCHWARTZMAN, Simon. Os desafios da educação no Brasil. v. 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 275-304.

BARROS, Elionora Cavalcanti de; VALENTIM, Márcia Cristina; MELO, Maria Amélia Aragão. O debate sobre o mestrado profissional na CAPES: trajetória e definições. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 2, n. 4, p. 124-138, jul. 2005.

BONFIM, Alexandre Maia do; VIEIRA, Valéria; DECCACHE-MAIA, Eline. A crítica da crítica dos mestrados profissionais: uma reflexão sobre quais seriam as contradições mais relevantes. Ciência & Educação., Bauru, v. 24, n. 1, p. 245-262, 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024. Brasília, DF: MEC, 2014.

BRASIL. Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG 1975/1979. Brasília, DF: MEC/CAPES, 1975.

BRASIL. Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG 1986/1989. Brasília, DF: MEC/CAPES, 1986.

BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 98, p. 44-46, 24 maio 2016.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano de Nacional de Pós-graduação - PNPG 2011-2020. v. 1. Brasília, DF: CAPES, 2010.

CALDERÓN, Adolfo-Ignácio et al. Doutorado profissional em educação: tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais. Práxis Educativa, v. 14, n. 1, p. 138-162, 2019.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dados abertos. Brasília, DF: Capes, 2021. Disponível em: https://dadosabertos.capes.gov.br/ Acesso em: 12 dez. 2021.

» https://dadosabertos.capes.gov.br/

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 36, de 19 de março de 2020. Brasília, 2020a

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 55, de 29 de abril de 2020. Brasília, DF: Capes, 2020b.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 121, de 19 de agosto de 2020. Brasília, 2020c.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 209, de 21 de outubro de 2011. Brasília, DF: Capes, 2011.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório da avaliação quadrienal 2017: educação. Brasília, DF: Capes, 2017.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de gestão 2018. Brasília, DF: Capes, 2018.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de gestão 2021. Brasília, DF: Capes, 2021.

CASTRO, Rosane Michelli de. A pós-graduação em educação no Brasil: alguns aspectos à luz de estudos realizados na área. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 4, p. 263-287, dez. 2012.

CIRANI, Claudia Brito Silva; CAMPANARIO, Milton de Abreu; SILVA, Heloisa Helena Marques. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Avaliação, Sorocaba, v. 20, n. 1, p, 163-189, mar. 2015.

COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 8. ed. London: Routledge, 2018.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã: o ensino superior, da colônia à Era Vargas. 3. ed. São Paulo: Unesp, 2007.

CUNHA, Luiz Antônio. A retomada de compromissos históricos aos 30 anos da ANPEd. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 168-172, jan./abr. 2008.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Quadragésimo ano do Parecer CFE nº 977/65. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 7-20, 2005.

GATTI, Bernadete Angelina. Reflexão sobre os desafios da pós-graduação: novas perspectivas sociais, conhecimento e poder. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, p. 108-116, set./dez. 2001.

GONDRA, José Gonçalves; NUNES, João Batista Carvalho; MARTINS, Marcos Francisco. Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd/ANPEd): história, configurações, desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230044, p. 1-28, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782018230044

» https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230044

GOUVÊA, Fernando César Ferreira. A institucionalização da pós-graduação no Brasil: o primeiro decênio da CAPES (1951-1961). Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 9, n. 17, p. 373-397, jul. 2012.

HOSTINS, Regina Célia Linhares. Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG) e suas repercussões na Pós-graduação brasileira. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 133-160, jan/jun 2006.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeções da população do Brasil e unidades da federação, por sexo e idade: 2010-2060. Brasília, DF: IBGE, 2020.

MOREIRA, Antônio Flávio. A cultura da performatividade e a avaliação da pós-graduação em educação no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 23-42, dez. 2009.

MOREIRA, Maria Lígia; VELHO, Lea. Pós-graduação no Brasil: da concepção “ofertista linear” para “novos modos de produção do conhecimento” – implicações para a avaliação. Avaliação, Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 625-645, nov. 2008.

NUNES, João Batista Carvalho. Ética em pesquisa nas dissertações e teses da área de educação: um olhar para a região Nordeste. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2117319, p. 1-22, 2021. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17319.065

» https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17319.065

PAULA, Maria de Fátima de. A formação universitária no Brasil: concepções e influências. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 1, p. 71-84, mar. 2009.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna [s. n.], 2021. Available at: https://www.r-project.org/ Accesso em: 30 Jul. 2022.

» https://www.r-project.org/

RENOEN. Rede Nordeste de Ensino. Página inicial. [S. l.: s.n.], 2021. Disponível em: https://www.renoen.net.br/ Acesso em: 30 nov. 2021.

» https://www.renoen.net.br/

RIBEIRO, Renato Janine. O mestrado profissional na política atual da CAPES. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 2, n. 4, p. 8-15, jul. 2005.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. Ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Demerval. Política e gestão da pós-graduação em educação no Brasil. Comunicações, Piracicaba, v. 10, n. 2, p. 93-103, dez. 2003.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A pesquisa na pós-graduação em educação. Revista Eletrônica, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 31-49, set. 2007.

STEINER, João E. Qualidade e diversidade institucional na pós-graduação brasileira. Estudos Avançados, São Paulo, v. 19, n. 54, p. 341-365, ago. 2005.

TIGHT, Malcom. Documentary research in the social sciences. Thousand Oaks: Sage, 2019.

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

Como Citar

A expansão da pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e263111. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349263111por