Tia, eu quero entrar! Docências compartilhadas e escutas interseccionadas desde as infâncias
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287350Palavras-chave:
Decolonialidade, Infância, Educação para as relações étnico-raciais, Docências compartilhadas, Formação de professoresResumo
Este artigo nasce da articulação entre pensamentos e práticas que se constituem a partir da compreensão da multiplicidade como elemento dinâmico na formação de sensibilidades e políticas da abertura ao diferente e ao diverso. A abertura é o principal gesto ético e estético de desmonte do dispositivo da racialidade como aparato de fabricação do ser do branco e o não ser dos outros. A possibilidade de uma escuta intersecionada desde a infância é o que nos sustenta na pesquisa como uma metodologia do entrelace entre artes, experiências e saberes que nos permitissem compartilhar a docência e viver a experiência estética. O modo de fazer pesquisa se inspirou nas metodologias cartográficas no tocante à produção de registros diários, acervo fotográficos, trabalhos das crianças e dos adultos, para tornar visível a escuta interessada nas vozes e possibilidades coletiva de enunciação. Para constituir o artigo, elencamos duas docências, cujos percursos permitiram uma maior proximidade das crianças e elementos para uma reflexão mais acerca da extensão do dispositivo da racialidade e dos caminhos para seu desmonte. Como conclusões parciais, elaboramos algumas pistas à disposição da atenção, ao envolvimento e à produção de afetos como indicadores do acontecimento referente às abordagens narrativas de pesquisas com crianças no espaço escolar.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. A arte e as artes: primeira introdução à teoria estética. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018.
AUGÉ, Marc. A guerra dos sonhos: exercícios de etnoficção. Campinas: Papirus, 1998.
BARBIERI, Stela. Territórios da invenção: ateliê em movimento. São Paulo: Jujuba, 2021.
BENJAMIN. Walter. Reflexões sobre a criança: o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2002.
BRAND, Dionne. Pão tirado de pedra: raça, sexo, sonho, política. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: MEC, 2004. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf Acesso em: 11 dez. 2024.
BUTLER, Judith. Quem tem medo do gênero? São Paulo: Boitempo, 2024.
CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2018.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminino afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
GUATTARI, Felix. Revolução molecula r: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1981.
HONWANA, Luis Bernardo. Nós matamos o cão tinhoso ! São Paulo: Kapulana, 2017.
JORGE, Andreza. Feminismos favelados: uma experiência no Complexo da Maré. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023.
LAFONT, Anne. Uma africana no Louvr e Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023.
LOBATO, Monteiro. O Saci. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.
LOBATO, Monteiro. Saci-Pererê resultado de um inquérito. São Paulo: Globo, 2008.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: N-1, 2018.
NIETSZCHE, Friedrich. Obras incompletas. v. 2. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
ONDJAKI. Uma escuridão muito bonita. Rio de Janeiro: Pallas, 2015.
ONDJAKI. Ynari: a menina de cinco tranças. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
OYÉWÚMI, Oyèrónkè. Mulheres africanas e feminismo: reflexões sobre a política da sororidade. Petrópolis: Vozes, 2023.
PEREZ, Fernanda de Lima Passamai. Saci-Pererê, o bastião da cultura popular brasileira. São Paulo: Vila Biblioteca, [20--]. Disponível em: https://biblioteca.escoladavila.com.br/saci-perere-o-bastiao-da-cultura-popular-brasileira/ Acesso em: 11 dez. 2024.
» https://biblioteca.escoladavila.com.br/saci-perere-o-bastiao-da-cultura-popular-brasileira/
REGGIO, Chilrem. As cem linguagens das crianças em mini histórias contadas por professores e crianças de Reggio Emília. Porto Alegre: Penso, 2021.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2022.
SANTOS, Antônio Bispo. A terra dá, a terra quer. São Paulo: UBU, 2023.
SANTOS, Juana Elbein. Os Nagô e a morte: Padê, Àsèsè e o culto a Égun na Bahia. Petrópolis: Vozes, 2012.
SOURIAU, Étienne. A arte e as artes. In: SOURIAU, Étienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. São Paulo: Cultrix, 1983. p. 35-52.
SPIVAK, Gayatri. Pode a subalterna tomar a palavra? Lisboa: Orfeu Negro, 2021.
TIRIBA, Léa. As crianças na natureza. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO - PERSPECTIVAS ATUAIS, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: [s. n.], 2010. p. 1-20.
TREVIZANI, Carla. O que acontece no escuro. São Paulo: Primata, 2022.

Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.