Afirmação da vida e (des)aprendizagem dos ritmos contemporâneos: experiências formativas no filme Dias perfeitos

Autores

  • Arthur Simões Caetano Cabral Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Rogério de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551290078

Palavras-chave:

Cinema e educação, (Des)aprendizagem, Formação de subjetividades, Imaginários contemporâneos, Ecologia da atenção

Resumo

Este artigo discute aspectos da (des)aprendizagem dos ritmos contemporâneos e suas implicações para a formação subjetiva tendo por horizonte a intersecção entre cinema e educação. O referencial teórico busca articular o pensamento trágico de Nietzsche e a antropologia urbana de Pierre Sansot, por meio de uma metodologia baseada na hermenêutica. Tem como objetivo estudar a obra cinematográfica Dias Perfeitos (2023) de Wim Wenders para compreender como o cinema pode contribuir para a reorganização de imaginários contemporâneos e promover uma ecologia da atenção, desafiando as normativas da produtividade e do alto desempenho. As reflexões sobre o filme buscam desdobrar a incidência metafórica de Komorebi – termo japonês que descreve a luz do sol que escapa sob as árvores a desse jardim –, cuja expressão poética traduz uma afirmação inconteste da vida. Como modo de (des)aprendizagem, investiga-se procedimentos de resistência e de equivalência, embora eternamente precária, entre o presente e o instante. Os principais resultados indicam que o filme, por meio de sua narrativa contemplativa e poética, propõe uma reflexão sobre a cadência e o bom uso do tempo como alternativas às dinâmicas aceleradas da vida contemporânea nas grandes cidades. Conclui-se que o filme, ao propor novos modos de atenção e relação com o tempo, contribui para os debates sobre o cinema como partícipe da formação de subjetividades, intensificação da vida pela experiência estética e valorização do tempo presente.

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Publicado

2025-06-20

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Seção

Seção Artigos

Como Citar

Afirmação da vida e (des)aprendizagem dos ritmos contemporâneos: experiências formativas no filme Dias perfeitos. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e290078. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551290078