Formação do alfabetizador e ensino da língua portuguesa: o agir pelo discurso de Magda Soares
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282427porPalavras-chave:
Linguagem, Alfabetização, Formação do alfabetizador, Agir no discursoResumo
As discussões sobre letramento tomaram forma no Brasil a partir da década de 1990. Nesse contexto, as pesquisas e os estudos de Magda Soares ganharam notoriedade por consolidar vertentes discursivas, por reelaborar as concepções e conceitos referentes à alfabetização e ao letramento, bem como por promover ações formativas aos profissionais da área da educação. Diante disso, este texto objetiva refletir sobre as percepções de Magda Soares acerca da formação do professor alfabetizador e do ensino da língua portuguesa, no âmbito do agir docente. Para tanto, assume-se a perspectiva teórica e metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo de Jean Bronckart, pela qual baliza-se a análise reflexiva do conceito de linguagem, de alfabetização e letramentos, a fim de dar visibilidade aos discursos produzidos em torno da temática, tendo em vista a repercussão destes conceitos tanto na formação docente quanto no contexto das práticas de leitura e escrita, especificamente na alfabetização. A pesquisa subsidia-se na abordagem enunciativa-discursiva da linguagem de Mikhail Bakhtin e Valentin Volochinov e na concepção do agir nos discursos de Jean Bronckart. A partir do tema da significação identificaram-se três percepções que nortearam os discursos: a escola e o contexto social, a delimitação do conceito de letramento e a discussão acerca do professor alfabetizador. Essas percepções são guiadas pela ação responsiva, na qual o agir pelo discurso se torna o eixo central na produção acadêmica de Magda Soares.
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