A inclusão de estudantes surdos no ensino superior: desafios dessa realidade

Autores

  • Yara Rosa Romanelli Campos Gonçalves da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Fernando Stanzione Galizia Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282663por

Palavras-chave:

Deficiência, Ensino superior, Acessibilidade, Surdez, Desafios

Resumo

Este trabalho originou-se da disciplina Didática do Ensino Superior, do curso de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tivemos como objetivo compreender os desafios ainda enfrentados para a inclusão e a permanência da comunidade surda no ensino superior. Para isso, convidamos três pessoas envolvidas diretamente com a comunidade surda (sendo dois professores universitários de Libras e uma ex-estudante surda do ensino superior) a fim de que participassem de entrevistas semiestruturadas compostas por questões que abordaram os desafios ainda enfrentados pela comunidade surda durante o processo de acessibilidade e permanência no ensino superior. A pesquisa foi conduzida e ancorada pelo paradigma qualitativo, que trabalha com aspectos subjetivos emergentes em determinado grupo social - no caso aqui em questão, os surdos. Entendemos que, em vista de um passado marcado por lutas, falta de reconhecimento e de respeito, os surdos tiveram que percorrer um árduo processo para que fossem respeitados e não taxados como incapacitados perante a sociedade, processo este que também se deu em sua inserção no ambiente acadêmico. Pudemos perceber, por meio deste trabalho, que tal temática ainda necessita de debates e de uma real movimentação para que se possa pensar e agir sobre como ocorre e como deveria ocorrer a acessibilidade das pessoas surdas na universidade, de modo que possam se desenvolver como pessoas e como profissionais de excelência para o mercado de trabalho.

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Publicado

2025-08-04

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA - Práticas educacionais inclusivas no Ensino Superior: dilemas atuais

Como Citar

A inclusão de estudantes surdos no ensino superior: desafios dessa realidade. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e282663. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282663por