Alfabetização e letramento nas produções de Magda Soares: contribuições para a formação de pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283897porPalavras-chave:
Magda Soares, Alfabetização e letramento, GT 10 da AnpedResumo
Neste artigo, objetiva-se refletir sobre as contribuições das discussões propostas por Magda Soares para as pesquisas no campo da alfabetização, da leitura e da escrita. Como procedimentos metodológicos, realiza-se um mapeamento dos trabalhos aprovados no GT 10 (Alfabetização, leitura e escrita) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (Anped), no período compreendido entre os anos 2000 e 2021. Procede-se à análise dos trabalhos buscando identificar as referências existentes às produções de Magda Soares, que tomavam suas ideias como base para as discussões dos dados das pesquisas realizadas. Os resultados indicam que as obras da professora e pesquisadora referendada foram citadas em trabalhos publicados em todas as Reuniões da Anped analisadas neste estudo. O livro Alfabetização: um tema em três gêneros, publicado em 1998 pela Editora Autêntica, foi citado nas 17 reuniões analisadas, fazendo-se presente em 48 trabalhos. Já o artigo “Letramento e alfabetização: as muitas facetas”, publicado em 2004 na Revista Brasileira de Educação, foi o segundo mais referenciado, sendo citado em 8 Reuniões. Esses dados demonstram a importância dos estudos dessa pesquisadora para o campo da alfabetização, da leitura e da escrita.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BODGAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994
BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 70A, p. 15, 11 abr. 2019.
FERREIRO, Emília. Alfabetização e cultura escrita. Revista Nova Escola, Rio de Janeiro, n. 162, maio 2003. Disponível em: https://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/emilia-ferreiro-alfabetizacao-e-cultura-escrita/ Acesso em: 27 fev. 2024.
» https://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/emilia-ferreiro-alfabetizacao-e-cultura-escrita/
FRADE, Isabel; HEINIG, Otília; FERREIRA, Andrea. Uma rede semântica em torno do letramento: termos e adjetivações e seus possíveis significados. Educação, Santa Maria, v. 49, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/70064 Acesso em: 20 nov. 2024.
» https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/70064
GOULART, Cecília; SCHWARTZ, Cleonara; MACIEL, Francisca. Alfabetização, leitura e escrita: uma análise das pesquisas apresentadas no período 2002-2006 na (ANPED)/GT-10. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 19, n. 41, p. 15-39, jan./jun. 2015.
HEATH, Shirley Brice. The sense of being literate: historical and cross-cultural features. In: BARR, Rebecca; KAMIL, Michael.; MOSENTHAL, Peter.; PEARSON, David (org.). Handbook of reading research. v. 2. New York: Longman, 1991. p. 3-25.
HEATH, Shirley Brice. Ways with words. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.
KLEIMAN, Ângela (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
KRAMER, Sônia. Magda Soares: a pergunta e a busca. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 20, ed. esp., p. 1-11, 2023. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/27 Acesso em: 28 fev. 2024.
» https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/27
RIBEIRO, Josimar Gonçalves. Letramento: um tema com definição controversa. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 20, ed. esp., p. 1-14, 2023. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/27 Acesso em: 28 fev. 2024.
» https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/27
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, Porto Alegre, n. 29, p. 96-100, fev. 2004. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf Acesso em: 28 fev. 2024.
» https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, Pelotas, n. 52, p. 19-24, fev. 1985.
SOARES, Magda. Discurso de Magda Soares. Ceale, Belo Horizonte, 8 maio 2015. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/discurso-de-magda-soares.html Acesso em: 28 fev. 2024.
» https://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/discurso-de-magda-soares.html
SOARES, Magda. Formação de rede: uma alternativa de desenvolvimento profissional de alfabetizadores/ as. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 146-173, dez. 2014.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, 2004.
SOARES, Magda. Língua escrita, sociedade e cultura: Relações, dimensões e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 0, p. 5-16, set./dez. 1995.
SOARES, Magda. Magda Soares em entrevista para Cadernos de Educação (UFPel) [Entrevista concedida a] Ana Ruth Moresco Miranda. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 66, 2022.
SOARES, Magda. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para as políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro. Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 33-53.
STREET, Brian V. Contribuição para o campo da alfabetização. Jornal Letra A, Belo Horizonte, v. 8, p. 6, nov./dez. 2012.
STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
STREET, Brian V. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cadernos Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan./abr. 2013.
TFOUNI, Leda V. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. São Paulo: Pontes, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.