O Centauro da política educacional: condições da inovação na reforma do ensino médio paulista, 2019-2022
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551278090porPalavras-chave:
Inova Educação, Reforma do ensino médio, Política educacional, Participação da comunidade, Condições materiais das escolasResumo
O trabalho analisa a implementação da reforma do ensino médio no Estado de São Paulo, com foco no programa Inova Educação, componente de todos os itinerários formativos do Novo Ensino Médio, no período 2019-2022. Toma-se como metodologia a pesquisa participante junto ao Grupo Escola Pública e Democracia (GEPUD), que reúne comunidades de 15 escolas estaduais da rede paulista, cinco estudos de caso, entrevistas com educadores e análise de conteúdos propostos por agentes privados formuladores do programa. Com base no conceito de Estado de Gramsci (2014), a participação da comunidade na decisão do processo do ciclo da política e as mudanças nos contextos materiais das escolas são consideradas elementos mediadores da análise dessa política educacional. Destacam-se a ausência de participação da comunidade escolar na formulação e a convocação para participação de espaços institucionais da Secretaria de Educação, nos quais as comunidades “assistiam” a apresentação do programa por agentes privados, sem direito a opinar; o contexto precário de implantação da reforma que afeta o direito à educação de estudantes com a baixa oferta de aulas dos itinerários formativos, além da exclusão de conhecimentos científicos e humanísticos necessários para compreensão e superação dos problemas sociais. A antidemocracia constituinte do programa é representada pelo conteúdo dito e não-dito da política educacional: aquilo que é proposto por seus formuladores e o que foi vivido pelas comunidades das escolas participantes da pesquisa. Nessa direção, procuramos indicar que o problema da reforma do ensino médio não consistiu somente na sua implantação, mas está na sua concepção.
Downloads
Referências
ALENCAR, Felipe. Escola pública entre ditames e resistências: Inova Educação na Rede Estadual Paulista. 2023. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
ALENCAR, Felipe; MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. Escola como espaço de resistência: perspectivas a partir de Antonio Gramsci. In: PIMENTEL, Elizabeth Tavares; COSTA, Heron Salazar; MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento; PINTO, Valmir Flôres (org.). Questões epistemológicas da pesquisa em educação e ensino. São Paulo: Alexa Cultural; Manaus: EDUA, 2023. p. 189-202.
ALENCAR, Felipe; MOUTINHO JR, Isaac Oliveira Moutinho; JACOMINI, Márcia Aparecida. Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação. Germinal: Marxismo e Educação em Ddebate, Salvador, v. 15, n. 2, p. 158-180, 2023.
ALENCAR, Felipe; PERRELLA, Cileda dos Santos Sant’Anna. Resistências pela participação democrática na escola pública: experiências da Rede Estadual Paulista. Revista de Administração Educacional, Recife, v. 13, p. 77-95, 2022.
ALIAGA, Luciana. Do Sul ao Norte: uma introdução a Gramsci. Marília: Lutas Anticapital, 2021.
BARBOSA, Andreza; JACOMINI, Márcia Aparecida; FERNANDES, Maria José da Silva; SANTOS, João Batista Silva dos; NASCIMENTO, Ana Paula Santiago do. Relações e condições de trabalho dos professores paulistas (1995-2018). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 177, p. 790-812, 2020.
GEPUD; AÇÃO EDUCATIVA. Inova Educação: leitura crítica sobre a proposta de reforma educacional dirigida à juventude paulista. São Paulo: Ação Educativa Assessoria e Pesquisa, 2021.
GOULART, Débora Cristina; ALENCAR, Felipe. Inova Educação na rede estadual paulista: programa empresarial para formação do novo trabalhador. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 337366, 2021.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del cárcere. Torino: Einaudi, 2014, 4 v. Edizione critica dellIstituto Gramsci, a cura di Valetino Gerratana.
JACOMINI, Márcia Aparecida. Antonio Gramsci e a pesquisa educacional. São Paulo: Alameda, 2022.
JACOMINI, Márcia Aparecida; PERRELLA, Cileda dos Santos Sant’Anna; ALENCAR, Felipe; STOCO, Sergio. Gestão (não)democrática na política educacional do estado de São Paulo - 1995-2018. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 103, n. 263, p. 117-137, jan./abr. 2022.
LIGUORI, Guido. Aparelho hegemônico. In: LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale. Dicionário Gramsciano (1926-1937). São Paulo: Boitempo, 2017b. p. 44-45.
LIGUORI, Guido. Estado. In: LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale. Dicionário Gramsciano (1926-1937). São Paulo: Boitempo, 2017a. p. 261-264.
LIMA, Licínio. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 15-28, mar./abr., 2018.
MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Cultrix, 1999.
META, Chiara. Escola. In: LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale. Dicionário Gramsciano (1926-1937). São Paulo: Boitempo, 2017. p. 245-248.
MOVIMENTO INOVA. 26 vídeos (14 horas). Publicado pelo canal Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Disponível em: http://youtube.com Acesso em: 07 mar. 2021.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
PERRELLA, Cileda dos Santos Sant’Anna. Conselheiros e conselheiras em formação: aprendendo e ensinando participação. Curitiba: Appris, 2015.
REPU. Rede Escola Pública e Universidade. Novo Ensino Médio e indução de desigualdades escolares na rede estadual de São Paulo [Nota Técnica]. São Paulo: REPU, 2022. Disponível em: http://www.repu.com.br/notas-tecnicas Acesso em: 15 set. 2022.
» http://www.repu.com.br/notas-tecnicas
SÃO PAULO. Inova Educação: transformação hoje, inspiração amanhã. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: http://inova.educacao.sp.gov.br Acesso em: 5 fev. 2020.
» http://inova.educacao.sp.gov.br
SILVA,Antônia Almeida; JACOMINI, Márcia Aparecida. Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS, 2016.
TRAGTENBERG, Maurício. Administração, poder e ideologia. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.