A Questão Palestina em livros didáticos: a persistência da colonialidade na educação em relações étnico-raciais

Autores

  • Ashjan Sadique Adi Federação Árabe-Palestina do Brasil (FEPAL)
  • Fábio Bacila Sahd Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288183por

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Palestina/Israel, Rede Adventista de Educação, Ensino de questões étnico-raciais

Resumo

O presente artigo analisa criticamente como a questão Palestina/Israel figura em livros do ensino fundamental e médio da Rede Adventista, buscando compreender se está ou não em consonância com as diretrizes educacionais brasileiras. Para tal, a metodologia seguida é a comparação de sua abordagem com os instrumentos legais, assim como, com a apresentação da questão indígena e afro-brasileira no mesmo material e, também, com o modo como a temática específica figura em outro livro didático. Além do referencial legal e educacional brasileiro para questões étnico-raciais, todos os materiais foram contrapostos com a bibliografia especializada e relatorias de direitos humanos. A constatação é a de que nos livros da Rede Adventista prevalece a naturalização e veiculação de uma perspectiva hegemônica, eivada de estigmas e preconceitos e promotora de alienação, pois reproduz a estrutura narrativa ou epistemologia colonial, em contradição com os esforços legais de consolidação de consciências críticas e que fortaleçam a cultura de direitos humanos. Ficam evidenciadas as contradições tanto entre a abordagem da Questão Palestina e referenciais como a BNCC, quanto entre ela e demais temáticas vinculadas às relações étnico-raciais. Enquanto a bibliografia crítica e parte da relatoria denunciam o cometimento de crimes raciais pelo Estado israelense (discriminação, apartheid e genocídio), o material da Rede reproduz uma narrativa colonial, criando falsas simetrias na responsabilização pelas violações e violências, nativizando e sugerindo a filiação dos colonizadores ao universo da civilização em oposição à suposta barbárie dos colonizados, ao arrepio da devida abordagem das relações étnico-raciais.

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Publicado

2025-11-21

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

A Questão Palestina em livros didáticos: a persistência da colonialidade na educação em relações étnico-raciais. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e288183. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288183por