Os significados acerca da violência contra crianças e adolescentes, segundo os profissionais da educação

Autores

  • Paula Orchiucci Miura Universidade Federal de Alagoas
  • Melinda Torres Barros Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Letícia Rios Castro Alves Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551290159por

Palavras-chave:

Violência contra crianças e adolescentes, Profissionais da educação, Significados, Desenho-Estória com Tema

Resumo

A violência contra crianças e adolescentes é uma problemática que perpassa todos os grupos socioeconômicos, educacionais e étnicos. Sua ocorrência gera sofrimento humano e considerável prejuízo ao desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Tendo isso em vista, a educação desempenha um papel vital na prevenção da violência contra crianças e adolescentes. No entanto, é essencial compreender qual é o entendimento que os profissionais da educação têm sobre a temática, para que possam atuar de forma mais eficaz. Assim, objetivou-se compreender os significados acerca da violência contra crianças e adolescentes segundo os profissionais da educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, na qual participaram 90 profissionais de seis escolas públicas da cidade de Maceió - AL. Aplicou-se o Procedimento Desenho-Estória com Tema (DET) e a análise de dados foi realizada de acordo com Vaisberg. A análise dos DET’s possibilitou identificar quatro categorias temáticas: I) a naturalização e a transgeracionalidade da violência intrafamiliar; II) os efeitos da violência produzidos na vida da criança e do adolescente; III) a ausência do papel de proteção do estado, da sociedade e da escola, e IV) a instituição escolar como principal agente no enfrentamento da violência. Os profissionais da educação representaram a violência contra crianças e adolescentes como um problema familiar transgeracional, refletindo as dificuldades latentes do enfrentamento dessa violência, mas também se observa o engajamento de alguns profissionais e a potência da escola no combate dessa problemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AIELLO-VAISBERG, Tânia Maria José. Investigação de representações sociais. In: TRINCA, Walter (org.). Formas lúdicas de investigação em psicologia: procedimento de desenhos-estórias e procedimento de desenhos de famílias com estórias. São Paulo: Vetor, 2020. cap. 11, p. 185-207.

AIELLO-VAISBERG, Tânia Maria José. O uso de procedimentos projetivos na pesquisa de representações sociais: projeção e transicionalidade. Psicologia USP, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 103-127, 1995. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771995000200007&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 16 jul. 2024.

» http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771995000200007&lng=pt&nrm=iso

ANUNCIAÇÃO, Leilane Lacerda et al. Violência contra crianças e adolescentes: intervenções multiprofissionais da atenção primária à saúde na escola. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. 3, p. 201-212, 2022. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E315

» https://doi.org/10.1590/0103-11042022E315

AQUINO, Erick Verner de Oliveira et al. Fatores socioeconômicos e saúde de crianças em contexto de violência. Aletheia, Canoas, v. 54, n. 1, p. 96-104, 2021. https://doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-10

» https://doi.org/DOI10.29327/226091.54.1-10

BARBIERI, Bianca da Cruz; SANTOS, Naiara Ester dos; AVELINO, Wagner Feitosa. Violência escolar: uma percepção social. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 7, p. 1-5, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/7/violencia-escolar-uma-percepcao-social Acesso em: 22 jul. 2024.

» https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/7/violencia-escolar-uma-percepcao-social

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da educação básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2023.

BUSSINGER, Rebeca Valadão; SILVA, Roberta Scaramussa; COSTA, Bruna de Almeida. O processo de (des)naturalização das práticas punitivas a partir da promulgação do estatuto da criança e do adolescente e da lei 13.010/2014. Revista da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, v. 34, n. 2, p. 243-263, 2020. https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.243263

» https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.243263

DUTTON, Donald George; STARZOMSKI, Andrew; RYAN, Lee. Antecedents of abusive personality and abusive behavior in wife assaulters. Journal of Family Violence, v. 11, n. 2, p. 113-132, 1996. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02336665 Acesso em: 10 jun. 2025.

» https://link.springer.com/article/10.1007/BF02336665

FARAJ, Suane Pastoriza; SCOTT, Juliano Beck; SIQUEIRA, Aline Cardoso. Escola como um espaço de prevenção da violência: um relato de experiência. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 57, p. 254-273, 2020. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.11266

» https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.11266

FERREIRA, Ana Lúcia. A escola e a rede de proteção de crianças e adolescentes. In: ASSIS, Simone Gonçalves de et al. (org.). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2023. cap. 9, p. 237-262. https://doi.org/10.7476/9786557082126.0011

» https://doi.org/10.7476/9786557082126.0011

FBSP. Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: FBSP, 2023. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/07/anuario-2023.pdf Acesso em: 27 maio 2024.

» https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/07/anuario-2023.pdf

GRANVILLE-GARCIA, Ana Flávia et al. Conhecimentos e percepção de professores sobre maus-tratos em crianças e adolescentes. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 131-140, 2009. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000100013

» https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000100013

HENRIQUES, Catarina Gordiano Paes; DUTRA-THOMÉ, Luciana; ROSA, Edinete Maria. Violência emocional intrafamiliar contra crianças e adolescentes e suas repercussões: uma revisão sistemática de literatura. Psico, Porto Alegre, v. 53, n. 1, p. 1-12, 2022. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.39085

» https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.39085

HUÇALO, Ana Paula; GRISOSKI, Daniela Cecília; SUZUKI, Claudio Shigueki. Prevenção à violência sexual infantil: um relato sobre as ações desenvolvidas com trabalhadores da educação em um município de pequeno porte em alusão ao 18 de maio. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 9, n. 20, p. 263-274, 27 maio 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14806 Acesso em: 10 jun. 2025.

» https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14806

KERNER, Jonh Edward; JULIAN, Tereza; MCKENRY, Patrick Charles. Application of attachment theory to male violence toward female intimates. Journal of Family Violence, v. 12, n. 2, p. 211-228, 1997. DISPONÍVEL EM: HTTPS://LINK.SPRINGER.COM/ARTICLE/10.1023/A:1022840812546 ACESSO EM: 10 JUN. 2025.

» HTTPS://LINK.SPRINGER.COM/ARTICLE/10.1023/A:1022840812546

LÖSCH, Silmara; RAMBO, Carlos Alberto; FERREIRA, Jacuques de Lima. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, p. 1-18, 2023. https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958

» https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958

MIURA, Paula Orchiucci et al. Potencialidades de prevenção da violência contra crianças e adolescentes nos equipamentos públicos de Maceió, Alagoas. In: MIURA, Paula Orchiucci; OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de; VASCONCELOS, Angelina Nunes de (org.). Violências contra crianças e adolescentes: espaços de prevenção e intervenção na assistência social, educação e saúde. Maceió: UFAL, 2023. cap. 4, p. 113-148.

MIURA, Paula Orchiucci et al. The meanings of pregnancy in adolescence for young people without a history of pregnancies. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 31, e311, 2021. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3114

» https://doi.org/10.1590/1982-4327e3114

OMS. Organização Mundial da Saúde. Relatório mundial sobre violência e saúde. Geneva: World Health Organization, 2002.

PEÇANHA, Ingrid Silva Barbosa. Reflexões acerca da violência escolar. Brasil de Fato, Juiz de Fora, p. 15, abr. 2013. Disponível em: https://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/files/2010/11/REFLEX%c3%95ES-ACERCA-DA-VIOL%c3%8aNCIA-ESCOLAR-Ingrid-Silva-Barbosa-Pe%c3%a7anha.pdf Acesso em: 20 abr. 2024.

» https://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/files/2010/11/REFLEX%c3%95ES-ACERCA-DA-VIOL%c3%8aNCIA-ESCOLAR-Ingrid-Silva-Barbosa-Pe%c3%a7anha.pdf

RIBEIRO, Fernanda Maria Araújo; FERNANDES, Flávia Emília Cavalcante Valença; MELO, Rosana Alves. Rede de proteção a crianças e adolescentes em situação de violência na visão dos profissionais. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 35, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42099 Acesso em: 08 jun. 2024.

» https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42099

RIBEIRO, Marcelo Costa; COSTA, Juliana da Silva. O papel da educação na prevenção da violência contra crianças e adolescentes. Revista Direito em Foco, Amparo, v. 15, n. 1, p. 383-399, 2023. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2023/06/Viole%CC%82ncia-contra-ECA-Aluna-Juliana-Costa-e-Prof.-Marcelo-Ribeiro.pdf Acesso em: 15 mar. 2024.

» https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2023/06/Viole%CC%82ncia-contra-ECA-Aluna-Juliana-Costa-e-Prof.-Marcelo-Ribeiro.pdf

SANTOS, Kedma Augusto Martiniano et al. Quais os significados sobre família em situação de pandemia para os adolescentes? Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 193-203, 2022. https://doi.org/10.1590/1413-81232022271.08222021

» https://doi.org/10.1590/1413-81232022271.08222021

SANTOS, Manoel Antônio dos; PERES, Rodrigo Sanches. D-E, D-E (T) e DF-E: estado da arte. In: TRINCA, Walter (org.). Formas lúdicas de investigação em psicologia: procedimento de desenhos-estórias e procedimento de desenhos de famílias com estórias. São Paulo: Vetor, 2020. cap. 12, p. 211-223.

SANTOS, Wellen Renata Costa et al. O papel da escola para o enfrentamento da violência sexual contra crianças nos discursos de professores do ensino fundamental em Augusto Corrêa - PA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 6, n. 14, p. 114-154, 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v6n14p114-154

» https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v6n14p114-154

SCHEK, Gabriele et al. Práticas profissionais que silenciam a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 1-8, 2018. https://doi.org/10.1590/0104-07072018001680016

» https://doi.org/10.1590/0104-07072018001680016

SOUZA, Ludmilla. Violência contra professores e alunos cresce na rede pública paulista. Agência Brasil, São Paulo, 18 dez. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-12/violencia-contra-professores-e-alunos-cresce-na-rede-publica-paulista Acesso em: 13 maio 2024.

» https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-12/violencia-contra-professores-e-alunos-cresce-na-rede-publica-paulista

SUFREDINI, Francieli; MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo; KRENKEL, Scheila. Abuso sexual infanto-juvenil na perspectiva das mães: uma revisão sistemática. Contextos Clínicos, São Leopoldo, v. 9, n. 2, p. 265-278, dez. 2016. https://doi.org/10.4013/ctc.2016.92.11

» https://doi.org/10.4013/ctc.2016.92.11

TARDIVO, Leila Salamão de La Plata Cury. Derivações do procedimento de desenhos-estórias: atendimentos em grupo. In: TRINCA, Walter (org.). Procedimento de desenhos-estórias: formas derivadas, desenvolvimentos e expansões. São Paulo: Vetor, 2013. cap. 12, p. 339-364.

TEODORO, Carla Cristina. Criança e adolescente: da invisibilidade social e naturalização da violência à perspectiva da proteção integral. Humanidades em Perspectivas, Curitiba, v. 2, n. 4, 2020. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revista-humanidades/index.php/revista-humanidades/article/view/117 Acesso em: 23 ago. 2024.

» https://www.revistasuninter.com/revista-humanidades/index.php/revista-humanidades/article/view/117

TOLEDO, Luciano Medeiros; SABROZA, Paulo Chagastelles. Violência: orientações para profissionais da atenção básica de saúde. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2013.

TORRES, Josenildo. Rede de Atenção às Violências promove ações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, Maceió, 11 maio 2023. Disponível em: https://www.saude.al.gov.br/rede-de-atencao-as-violencias-promove-acoes-contra-o-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes/ Acesso em: 29 abr. 2024.

» https://www.saude.al.gov.br/rede-de-atencao-as-violencias-promove-acoes-contra-o-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes/

TRINCA, Walter (org.). Procedimento de desenhos-estórias: formas derivadas, desenvolvimentos e expansões. São Paulo: Vetor, 2013.

VAGOSTELLO, Lucilena et al. Violência doméstica e escola: um estudo em escolas públicas de São Paulo. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 13, n. 26, p. 191-196, 2003. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2003000300008

» https://doi.org/10.1590/S0103-863X2003000300008

WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu, 2019.

WOLBERT, Lígia; ORNELAS ALEXANDRINO, Izabela; KIND, Luciana. Abuso sexual infantil e consequências na vida da mulher adulta: revisão sistemática. Pretextos: Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte. v. 9, n. 17, p. 221-239, 2024. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32408 Acesso em: 12 jun. 2025.

» https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32408

ZUCCO, Luciana Patrícia; TRINDADE, Milena Tarcisa. Violências: uma questão da escola? O que pensam os(as) professores(as) de uma escola pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 50, e275099, 2024. https://doi.org/101590/S1678-4634202450275099 Acesso em: 12 jun. 2025.

» https://doi.org/101590/S1678-4634202450275099

Publicado

2025-11-21

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Os significados acerca da violência contra crianças e adolescentes, segundo os profissionais da educação. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e290159. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551290159por