Políticas educacionais em negociação: a institucionalização da educação física no ensino primário paulista (1934-1938)

Autores

  • André Dalben school Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551294254por

Palavras-chave:

História da educação, Educação física escolar, Ensino primário, Políticas educacionais, São Paulo

Resumo

A pesquisa analisou as políticas educacionais para o ensino de educação física nas escolas primárias paulistas entre 1934 e 1938, com foco na atuação do Departamento de Educação Física (DEF-SP) e da Diretoria de Ensino (DE-SP). A análise, fundamentada em legislação, anuários de ensino, documentos administrativos e jornais, evidenciou uma série de negociações governamentais que visavam garantir a institucionalização da educação física escolar. O estudo parte de um inquérito que identificou significativas desigualdades no ensino primário, como variação de cargas horárias semanais e número de estudantes por turma, infraestrutura deficiente e falta de professores especializados. Para enfrentar essa escassez docente, adotou-se um modelo híbrido, no qual profissionais formados pela Escola Superior de Educação Física (ESEF-SP) orientavam professores normalistas que haviam recebido formação complementar. A institucionalização envolveu diferentes estratégias, como a criação de cursos de formação, o estabelecimento de cargos específicos e a estruturação de inspetorias regionais. O período foi marcado por disputas sobre a subordinação administrativa dos professores, prevalecendo sua vinculação ao DEF-SP, o que conferiu características específicas à educação física escolar. Embora o número de profissionais contratados tenha permanecido insuficiente para atender todas as escolas do estado, o modelo adotado consolidou o DEF-SP como principal repartição pública na gestão da educação física escolar. A pesquisa concluiu que as políticas educacionais resultam de complexas negociações entre diferentes atores e não apenas de ações governamentais diretas.

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Publicado

2025-11-21

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Seção Artigos

Como Citar

Políticas educacionais em negociação: a institucionalização da educação física no ensino primário paulista (1934-1938). (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e294254. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551294254por