Public schools and meritocratic discourse: high school reform proposals and student expectations
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273348porKeywords:
Public school, Meritocracy, High school reform, Youth, ReflexivitiesAbstract
Este artigo propõe fazer uma discussão geral sobre a reforma do ensino médio, refletindo em que medida alguns conteúdos e algumas práticas propostas convergem para conceitos e discursos de base individualista e meritocrática, já presentes no ambiente da escola pública, mas reforçados por essas mudanças. A partir de um conjunto amplo de pesquisas realizadas entre 2019 e 2022, busca-se captar percepções meritocráticas para estudantes e egressos de escolas públicas cearenses. Os dados e a discussão sobre a reflexividade permitem verificar que há entre os jovens estudantes da escola média uma considerável expectativa por uma vida educacional e futura que proporcione estabilidade e condições sociais desejáveis. Essa expectativa, no entanto, caminha junto a uma massificada adesão ao discurso meritocrático e individualista em geral, com baixa reflexão sobre os condicionantes sociais. Os relatos e dados indicam que os agentes desse universo – professores e colegas – são atores significativos no processo de construção dessa visão. Contudo, faz-se necessário pensar sobre um possível descompasso entre expectativas dos jovens e realidade formativa proporcionada pelo novo ensino médio. Em um momento de expansão do ensino superior e da intensificação das dinâmicas econômicas baseadas no conhecimento, o papel da escola torna-se ainda mais central para garantir uma formação adequada, completa e que não produza ainda maiores distâncias educacionais entre diferentes grupos sociais, sobretudo no já grave contexto brasileiro de desigualdades sociais e educacionais.
Downloads
References
ALVES, Cássia Ferrazza et al. Relações com a escola e expectativas quanto ao futuro em jovens brasileiros. Nuances, Presidente Prudente, v. 26, n. 1, p. 50-65, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3818
» https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3818
BARBOSA, Livia. Igualdade e meritocracia. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BECK, Ulrich. A reinvenção da política: rumo a uma teoria da modernização reflexiva. In: GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott (org.). Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 1997. p. 11-71.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática: seguido de três estudos de etnologia cabila. Oieras: Celta, 2002.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
BRASIL. Câmara dos Deputados. MPV 746/2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei n. 9.394 ,de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n. 11.494 de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2016. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2112490 Acesso em: 12 dez. 2022.
» https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2112490
BRUNI, Luigino; SANTORI, Paolo. Meritocracia? Uma ilusão que justifica desigualdades. Adital, São Leopoldo, 6 maio 2021. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/608998-meritocracia-uma-ilusao-que-justifica-as-desigualdades Acesso em: 29 jan. 2023.
» https://www.ihu.unisinos.br/categorias/608998-meritocracia-uma-ilusao-que-justifica-as-desigualdades
CASTRO, Elisa Guaraná de. O campo das políticas públicas de juventude e o campo político da juventude: contribuições para a reflexão. In: PAPA, Fernanda; FREITAS, Maria Virgínia de (org.). Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2011. p. 281-305.
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola? In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 101-133.
DOMINGUES, José Maurício. Reflexividade, individualismo e modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 55-70, 2002.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GIDDENS, Anthony. Risco, confiança, reflexividade. In: GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 1997. p. 219-254.
IBOPE INTELIGÊNCIA. Índice de confiança social 2019. São Paulo: IBOPE, 2019. Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos(final).pdf Acesso em: 01. ago. 2019.
» http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos(final).pdf
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Culturas juvenis e agrupamentos na escola: entre adesões e conflitos. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 103-118, 2014.
LLOSA, José Antonio. Juventude sem futuro e sem passado: as falsas promessas da meritocracia. Adital, São Leopoldo, 14 jun. 2019. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/590038 Acesso em: 25 jan. 2023.
» https://www.ihu.unisinos.br/categorias/590038
LORENZ, Georg et al. Social influence or selection? Peer effects on the development of adolescents’ educational expectations in Germany. British Journal of Sociology of Education, Abingdon, v. 41, n. 5, p. 643-669, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/01425692.2020.1763163
» https://doi.org/10.1080/01425692.2020.1763163
MARKOVITS, Daniel. A cilada da meritocracia: como um mito fundamental da sociedade alimenta a desigualdade, destrói a classe média e consome a elite. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.
MATHEUS, Mario Luiz Bezerra Feitoza. O discurso jornalístico sobre a reforma do ensino médio: condições de produção, memória e efeito de evidência. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
MOTTA, Vânia; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302017176606
» https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017176606
NOGUEIRA, Maria Alice. No fio da navalha: a (nova) classe média brasileira e sua opção pela escola particular. In: ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir. (org.). Família & escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 109-130.
PAIS, José Machado. Culturas juvenis. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2003.
PAPAGEORGE, Nicholas; THOM, Kevin. Genes, education, and labor market outcomes: evidence from the health and retirement study. National Bureau of Economic Research, Cambridge, 2018. Disponível em: http://www.nber.org/papers/w25114 Acesso em: 28 jan. 2023.
» http://www.nber.org/papers/w25114
PERONI, Vera Maria Vidal. Relação público-privado no contexto de neoconservadorismo no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/gPNy6mbMhQVmfzrqX8tRz4N/ Acesso em: 16 out. 2023.
» https://www.scielo.br/j/es/a/gPNy6mbMhQVmfzrqX8tRz4N/
RIKOWSKI, Glenn. Privatização em educação e formas de mercadoria. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 11, n. 21, p. 393-414, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v11i21.810
» https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.810
ROSSI, Marina. Reforma do Ensino Médio é aprovada no Senado: anunciada por Temer em setembro, Medida Provisória passou pela Câmara no final do ano. El País, 9 fev. 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/14/politica/1481746019_681948.html#?prm=copy_link Acesso em: 12 dez. 2022.
» https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/14/politica/1481746019_681948.html#?prm=copy_link
SALES, Lilia Maia de Morais et al. Relatório da pesquisa Virando o Jogo. Fortaleza: UNIFOR: UFC: FUNCAP: Governo do Estado do Ceará, 2021. Relatório de pesquisa com recomendações e resultados da edição 1 de Fortaleza.
SALES, Lilia Maia de Morais et al. Relatório da pesquisa Virando o Jogo. Fortaleza: UNIFOR: UFC: FUNCAP: Governo do Estado do Ceará, 2022. Relatório de pesquisa com recomendações e resultados da edição 2 de Fortaleza.
SALES, Lilia Maia de Morais et al. Relatório da pesquisa Virando o Jogo. Fortaleza: UNIFOR: UFC: FUNCAP: Governo do Estado do Ceará, 2023. Relatório de pesquisa com recomendações e resultados da edição 3 de Fortaleza.
SANDEL, Michael. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.
SILVA, Ileizi Fiorelli; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Desafios e possibilidades para o futuro da Sociologia na educação básica. In: SILVA, Ileizi Fiorelli; GONÇALVES, Danyelle Nilin (org.). A sociologia na educação básica. São Paulo: AnnaBlume: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2017. p. 389-398.
SOUSA, Ana Maria Gonçalves. Sucesso escolar e o ensino de Sociologia: discursos e práticas numa escola pública de ensino médio. São Paulo: Dialética, 2023.
WEF. World Economic Forum. The global social mobility report 2020: equality, opportunity and a new economic imperative. Geneva: WEF, 2020. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/Global_Social_Mobility_Report.pdf Acesso em: 16 out. 2023.
» https://www3.weforum.org/docs/Global_Social_Mobility_Report.pdf
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors assume exclusive responsibility for the concepts expressed in their articles, which do not necessarily reflect the journal’s opinion.
Permission to photocopy all or part of the material published in the journal is granted provided that the original source of publication be assigned.