Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no conservatório estadual de música: perspectiva dos professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215166

Palabras clave:

Educação inclusiva, Conservatório, Professores, Música

Resumen

O presente estudo foi realizado em um Conservatório Estadual de Música de Minas Gerais, na cidade de Uberaba-MG, utilizando uma abordagem qualitativa. O objetivo foi identificar os desafios vivenciados pelos professores no ensino de música para alunos com necessidades educacionais especiais. Devido a uma demanda apresentada pela instituição acerca das problemáticas vivenciadas pelos professores na inclusão escolar no ensino da música, foram realizados cinco grupos focais com os professores, sendo os dados gravados em mídia digital, transcritos e analisados a partir da temática de análise e conteúdo. Dessa forma, obtivemos os resultados classificados em sete categorias: (1) alunos com condições clínicas; (2) organização das salas de aulas; (3) ser professor de aluno com necessidades educacionais especiais; (4) formação e capacitação dos professores; (5) metodologias das aulas de música; (6) inclusão – leis versus prática; e (7) apoio da família e colegas. Percebeu-se a necessidade de formação e especialização dos professores e a carência de apoios oferecidos pelo estado e pela instituição para a prática efetiva da inclusão. Sugerem-se assim novos estudos acerca da temática de formação dos profissionais acerca da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação musical, de forma que ampliem uma discussão cultural sobre a acessibilidade nesses espaços de formação musical.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-12-18

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no conservatório estadual de música: perspectiva dos professores. (2020). Educação E Pesquisa, 46, 1-21. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215166