Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219060Palabras clave:
Políticas educacionais, Valorização docente, Carreira e Qualidade de vida dos professoresResumen
O artigo parte da definição do conceito de valorização docente articulada à qualidade de ensino e à qualidade de vida dos professores. Dedica-se a problematizar, especificamente, a segunda dimensão, tomando a carreira a partir da percepção dos professores acerca da valorização profissional e da qualidade de vida em duas redes municipais de ensino do Estado do Paraná: Piraquara e São José dos Pinhais (PR). Trata-se de estudo de dois casos em municípios com diferentes contextos econômicos, um com maior aporte de recursos para educação e outro com menor. O estudo compõe-se de análise documental dos Planos de Carreira e Remuneração e de um survey a respeito da percepção dos professores acerca das condições de sua carreira e qualidade de vida. Destaca-se que o survey contou com uma amostra estatisticamente significativa de professores em cada rede municipal. Entre as conclusões, confirma-se que a percepção acerca da valorização docente está relacionada a avanços remuneratórios, valorização das titulações, significativo vencimento inicial e condições de trabalho, dando destaque ao número de alunos atendidos. Como elemento novo, evidencia-se a necessidade de a política de valorização sustentar-se em clareza, objetividade e agilidade dos procedimentos de carreira como condições de segurança e previsibilidade para a construção da percepção de condições de qualidade de vida.
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