Experiências de ser estudante universitário em tempos de pandemia: mudanças, adaptações e perspectivas compartilhadas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349267797porPalabras clave:
Covid-19, Ensino emergencial remoto, Saúde mental, UniversitáriosResumen
A formação universitária foi severamente impactada pela pandemia da Covid-19, sendo importante conhecer as experiências de estudantes universitários nesse contexto, considerando as transformações em suas rotinas, dificuldades relacionadas aos processos de aprendizagem e saúde mental. Foram realizadas quatro rodas de conversa com seis estudantes de diferentes cursos de graduação de uma universidade pública do Sul do Brasil, que eram assistidos pela Política de Assistência Estudantil. O conteúdo dos encontros foi submetido à análise temática. Os resultados indicaram que as mudanças ocasionadas pelas estratégias de enfrentamento da pandemia causaram impacto significativo na saúde mental dos estudantes, acirrando dificuldades que já eram vivenciadas antes da pandemia. A adoção do ensino em rede acarretou inseguranças com relação ao desenvolvimento acadêmico e à qualidade da formação. Com relação ao futuro, as expectativas dos estudantes expressam tanto otimismo com a retomada das atividades presenciais, mas também a apreensão com relação ao que será do mundo e da coletividade nos próximos anos. A partir disso, compreende-se que as instituições de ensino superior devem criar e oferecer recursos, que previnam o sofrimento psíquico ou seu agravo, dado que a saúde dos acadêmicos também deve ser olhada com cuidado, sendo um fator fundamental, para que suas trajetórias dentro da universidade sejam as mais proveitosas e positivas possíveis.
Descargas
Referencias
AGÊNCIA SENADO. Elisa Chagas. DataSenado: quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante pandemia. 12 ago. 2020. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase-20-milhoes-de-alunos-deixaram-de-ter-aulas-durante-pandemia Acesso em: 10 abr. 2022.
AGUIAR, Cristiene Eli Bez Batt et al. Subjetividade, identidade e saúde mental na educação à distância. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 46770-46782, maio 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/29553 Acesso em: 04 maio 2022.
» https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/29553
ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Projeto do capital para a educação: o ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. v. 4. [S. l.]: Andes-SN, 2020. Disponível em: https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/setembro/cartilha%20ensino%20remoto.pdf Acesso em: 20 abr. 2022.
» https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/setembro/cartilha%20ensino%20remoto.pdf
ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra; CAVAIGNAC, Mônica Duarte. Serviço social e universidade em tempos de ensino remoto emergencial. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, v. 144, p. 52-70, maio 2022. Disponível em: ( https://www.scielo.br/j/sssoc/a/LStvb94LmDQp9czds8H4Gbt/?lang=pt) Acesso em: 01 mar. 2023.
» https://www.scielo.br/j/sssoc/a/LStvb94LmDQp9czds8H4Gbt/?lang=pt
ARAÚJO, Odete; NOVAIS, Rui; MARTINS, Fátima; BRAGA, Fátima. Saúde mental dos estudantes de Enfermagem durante a pandemia COVID-19. Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 36, p. 03-11, 2021. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/486 Acesso em: 29 abr. 2022.
» https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/486
BISCHOFF, Franciele. Comportamento de procrastinar e a inflexibilidade psicológica: um estudo correlacional e de mediação. 2021. 32 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia e Saúde) – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, 2021.
BRANCO, Emerson Pereira; ADRIANO, Gisele; ZANATTA, Shalimar Calegari. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da Covid-19. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 2 (especial), p. 328-350, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10712/pdf Acesso em: 05 maio 2022.
» https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10712/pdf
CALAIS, Sandra Leal et al. Stress entre calouros e veteranos de jornalismo. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 24, n. 1, p. 69-77, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/GkDdhSTf44gc6HnSsWHMGJM/abstract/?lang=pt Acesso em: 26 abr. 2022.
» https://www.scielo.br/j/estpsi/a/GkDdhSTf44gc6HnSsWHMGJM/abstract/?lang=pt
CAMPOS FILHO, Amadeu Sá de et al. O ensino remoto no curso de medicina de uma universidade brasileira em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 46, n. 1, 2022. Disponível em: ( https://www.scielo.br/j/rbem/a/qSpb9PH3SQRyj8ScJLSwSPc/?lang=pt) Acesso em: 01 fev. 2023.
» https://www.scielo.br/j/rbem/a/qSpb9PH3SQRyj8ScJLSwSPc/?lang=pt
COELHO, Ana Paula Santos et al. Saúde mental e qualidade do sono entre estudantes universitários em tempos de pandemia da Covid-19: experiência de um programa de assistência estudantil. Research, Society and Development, [S. l.] v. 9, n. 9, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8074 Acesso em: 05 maio 2022.
» https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8074
FREITAS, André Ricardo Ribas; NAPIMOGA, Marcelo; DONALISIO, Maria Rita. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, v. 9, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ress/v29n2/2237-9622-ress-29-02-e2020119.pdf Acesso em: 04 maio 2022.
» https://www.scielo.br/pdf/ress/v29n2/2237-9622-ress-29-02-e2020119.pdf
GARCIA-JR, Carlos Alberto Severo et al. O ensino remoto na formação médica durante a pandemia da covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 46, n. 4, 2022. Disponível em: ( https://www.scielo.br/j/rbem/a/tL5vskm3XzjJJxYJNbcBtwf/?lang=pt) Acesso em 01 mar. 2023.
» https://www.scielo.br/j/rbem/a/tL5vskm3XzjJJxYJNbcBtwf/?lang=pt
GARRIDO, Rodrigo Grazinoli; RODRIGUES, Rafael Coelho. Restrição de contato social e saúde mental na pandemia: possíveis impactos das condicionantes sociais. Journal of Health and Biological Sciences, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 01-09, 2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/3325 Acesso em: 04 maio 2022.
» https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/3325
GONÇALVES, Luciane Suélen. Potenciais fatores atenuadores de ansiedade em universitários no contexto da Covid-19: o papel da autocompaixão. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de São João del-Rei, São João del-Rei, 2021. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ppgpsi/DISSERTACAO-LUCIANE-FINAL.pdf Acesso em: 15 maio 2022.
» https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ppgpsi/DISSERTACAO-LUCIANE-FINAL.pdf
GUNDIM, Vivian Andrade. et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de Covid-19. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 35, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37293 Acesso em: 11 abr. 2022.
» https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37293
HUANG, Yeen; ZHAO, Ning. Generalized anxiety disorder, depressive symptoms and sleep quality during Covid-19 outbreak in China: a web-based cross-sectional survey. Psychiatry Research, [S. l.], v. 288, 2020. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165178120306077 Acesso em: 02 maio 2022.
» http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165178120306077
HUNT, Justin; EISENBERG, Daniel. Mental health problems and help-seeking behavior among college students. Journal of Adolescent Health, v. 46, p. 3-10, 2010. Disponível em|: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20123251/ Acesso em: 03 maio 2022.
» https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20123251/
MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo Cesar. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da Covid-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, p. 1-8, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/?lang=pt Acesso em: 07 maio 2022.
» https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/?lang=pt
MATIAS, Aline Bicalho et al. A pandemia da Covid-19 e o trabalho docente: percepções de professores de uma universidade pública no estado de São Paulo, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 537-546, 2023. Disponível em: ( https://www.scielo.br/j/csc/a/ShxBsc9dLTPwfKpSykGZnjL/?lang=pt) Acesso em: 01 mar. 2023.
» https://www.scielo.br/j/csc/a/ShxBsc9dLTPwfKpSykGZnjL/?lang=pt
MÁXIMO, Maria Elisa. No desligar das câmeras: experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto no contexto da covid-19. Civitas, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 235-247, 2021. Disponível em: ( https://www.scielo.br/j/civitas/a/sh4bXpyhyNmPgSH4snCTrKx/?lang=pt) Acesso em: 01 fev. 2023.
» https://www.scielo.br/j/civitas/a/sh4bXpyhyNmPgSH4snCTrKx/?lang=pt
MINAYO, Maria Cecília Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 09-29.
MINAYO, Maria Cecília Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
NARDI, Antonio Egidio et al. O impacto da pandemia na saúde mental. In: ROHDE, Luis Augusto (coord.). Guia de saúde mental pós-pandemia no Brasil. Porto Alegre: Instituto de Ciências Integradas, 2020. p. 14-21. Disponível em: http://dasu.unb.br/images/Material_educativo/Guia_de_sade_mental_ps-pandemia_no_brasil.pdf Acesso em: 29 abr. 2022.
» http://dasu.unb.br/images/Material_educativo/Guia_de_sade_mental_ps-pandemia_no_brasil.pdf
OSSE, Cleuser Maria Campos; COSTA, Ileno Izídio da. Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 28, n. 1, p. 115-122, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/jXj8kc8WmhVHGsY3J3Y9Stn/?format=pdf⟨=pt Acesso em: 22 abr. 2022.
» https://www.scielo.br/j/estpsi/a/jXj8kc8WmhVHGsY3J3Y9Stn/?format=pdf⟨=pt
PATIAS, Naiana Dapieve et al. Mental health and coping strategies in undergraduate students during Covid-19 pandemic. Trends in Psychology, Ribeirão Preto, v. 29, p. 414-433, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s43076-021-00069-z Acesso em: 18 maio 2022.
» https://link.springer.com/article/10.1007/s43076-021-00069-z
REIF, Luis. Não é normal: campanha debate condição psicológica de alunos em universidades. In: Updateordie, 21 maio 2018. Disponível em: https://updateordie.tumblr.com/post/174118580617/n%C3%A3o-%C3%A9-normal-campanha-debate-condi%C3%A7%C3%A3o-psicol%C3%B3gica Acesso em: 03 maio 2022.
REIS, Maria Emanuelle de França Antunes et al. Saúde mental, uso de álcool e qualidade do sono em estudantes de uma universidade pública. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 50-66, jan./abr. 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/66452/41874 Acesso em: 03 maio 2022.
» https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/66452/41874
SECO FERREIRA, Diogo Conque. et al. Intolerance of uncertainty and mental health in Brazil during the Covid-19 pandemic. Suma Psicológica, Bogotá, v. 27, n. 1, p. 62-69, jun. 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-43812020000100062&lng=en&nrm=iso Acesso em: 24 abr. 2022.
» http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-43812020000100062&lng=en&nrm=iso
SILVA, Francisco Theogenes Macêdo et al. Adaptations and repercussions in the experiences in a hybrid education university during the sars-cov-2 pandemic. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 45, n. 2, 2021a. Disponível em: ( https://www.scielo.br/j/rbem/a/8vqFnGtrv6P7BNvGpVWGmmS/?lang=pt) Acesso em: 02 mar. 2023.
» https://www.scielo.br/j/rbem/a/8vqFnGtrv6P7BNvGpVWGmmS/?lang=pt
SILVA, Juliana Daniele de Araújo et al. Principais dificuldades do ensino remoto e uso de tecnologias no ensino-aprendizagem de estudantes de educação física durante a pandemia da Covid-19. Educación Física y Ciencia, Ensenada, v. 23, n. 4, e194, 2021b. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2314-25612021000400194&lng=es&nrm=iso Acesso em: 01 mar. 2023.
» http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2314-25612021000400194&lng=es&nrm=iso
SOUZA, Camila Francisco de; VIZOTTO, Julia Oliveira; MELLO, Simone Rodrigues Alves de. Novas mídias e saúde mental: exposição à mídia durante a pandemia Covid-19. Revista Científic@ Universitas, Itajubá, v. 8, n. 1, p. 66-77, 2021. Disponível em: http://revista.fepi.br/revista/index.php/revista/article/view/781 Acesso em: 06 maio 2022.
» http://revista.fepi.br/revista/index.php/revista/article/view/781
SOUZA, Deise Coelho de; AIRES, Caroline Patrícia; SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Desafios no cuidado em saúde mental no contexto da pandemia da Covid-19. In: SCORSOLINI-COMIN, Fabio (org.). Práticas de cuidado interprofissional em saúde mental. Ribeirão Preto: Centro de Apoio Editorial da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2022. p. 75-90.
WATHELET, Marielle et al. Factors associated with mental health disorders among university students in France confined during the COVID-19 Pandemic. Jama Network Open, Chicago, v. 3, n. 10. 2020. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2772154 Acesso em: 05 maio 2022.
» https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2772154
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação e Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.