Computação e o ensino superior artístico português: currículos e práticas nos cursos de graduação públicos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264264Palabras clave:
Ensino superior, Ensino artístico, Computação, Programação criativa, CurrículosResumen
Os cursos de graduação em artes e design têm vindo a incorporar o ensino da computação nos seus programas de estudo. Por meio de uma análise documental dos currículos de 1º ciclo oferecidos pelo subsistema de ensino público de Portugal no ano letivo 2018-19, identificamos 40 cursos de diversas áreas artísticas e de design, frequentados por cerca de 5.600 estudantes, que abordavam a programação de computadores em pelo menos uma unidade curricular. Numa subsequente análise qualitativa das fichas das 128 unidades que identificamos como relevantes, procedemos a uma caracterização dos objetivos, dos conteúdos e dos métodos de avaliação e de ensino da computação no ensino superior artístico. Perante o ceticismo, expresso na literatura, sobre a validade e a robustez de abordagens breves ao tema da computação, notamos que parte dos cursos lhe dedica poucas unidades ou créditos. Encontramos, ainda, cursos em que o tema é introduzido numa fase avançada do currículo, em que é provável uma menor dedicação dos estudantes. Ao nível das unidades curriculares, notamos a prevalência do objetivo de capacitar os estudantes para uma aprendizagem autônoma, que se traduz frequentemente em conteúdos demasiado extensos para uma abordagem não superficial. Alertamos, ainda, para o uso de métodos de avaliação por meio da realização de projetos que não asseguram a aprendizagem dos conteúdos. Esperamos, com este artigo, prestar um ponto de situação e dar um contributo para a reflexão e para o debate sobre a relevância e sobre a forma como a computação é abordada no ensino das artes e do design.
Descargas
Referencias
A3ES. Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Resultados dos processo de acreditação de ciclos de estudos. [S. l.: s. n. ], 2018. Disponível em: https://www.a3es.pt/pt/acreditacao-e-auditoria/resultados-dos-processos-de-acreditacao/acreditacao-de-ciclos-de-estudos Acesso em: 23 out. 2023. » https://www.a3es.pt/pt/acreditacao-e-auditoria/resultados-dos-processos-de-acreditacao/acreditacao-de-ciclos-de-estudos
BLIKSTEIN, Paulo; MOGHADAM, Sepi Hejazi. Computing education - literature review and voices from the field. In: FINCHER, Sally A.; ROBINS, Anthony V. (org.). The Cambridge handbook of computing education research. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 56-78. DOI: http://dx.doi.org/10.1017/9781108654555.004 Disponível em: https://tltlab.org/publications/computing-education-literature-review-and-voices-from-the-field/ Acesso em: 23 out. 2023. » https://doi.org/10.1017/9781108654555.004 » https://tltlab.org/publications/computing-education-literature-review-and-voices-from-the-field/
CABELEIRA, Helena. We don’t need no education: all we need is ‘learning to learn,’ from cradle to grave. In: QUEIROZ, João Paulo; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de (org.). Arte e ensino: propostas de resistência. Lisboa: Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2018. p. 91-106.
CARTER, Adam S.; HUNDHAUSEN, Christopher D. A review of studio-based learning in computer science. Journal of Computing Sciences in Colleges, Evansville, v. 27, n. 1, p. 105-111, 2011. Disponível em: https://www.cs.uni.edu/~schafer/cohort3/Methods/ReadingsBackups/mod2/SBL.pdf Acesso em: 23 out. 2023. » https://www.cs.uni.edu/~schafer/cohort3/Methods/ReadingsBackups/mod2/SBL.pdf
DGEEC. Direcção-Geral de Estatísticas em Educação e Ciência. Infocursos. [S. l. : s. n. ], 2019. Disponível em: http://infocursos.mec.pt/ Acesso em: 23 out. 2023. » http://infocursos.mec.pt/
DGES. Direcção-Geral do Ensino Superior. Pesquisa de cursos e instituições. [S. l.: s. n.], 2018. Disponível em: https://www.dges.gov.pt/pt/pesquisa_cursos_instituicoes Acesso em: 23 out. 2023. » https://www.dges.gov.pt/pt/pesquisa_cursos_instituicoes
DIETRICH, Frank. Visual intelligence: the first decade of computer art (1965-1975). Leonardo, Oakland, v. 19, n. 2, p. 159-169, 1986. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/4056215 Acesso em: 23 out. 2023. » https://ieeexplore.ieee.org/document/4056215
ETTINGER, Linda F. Art education and computing: building a perspective. Studies in Art Education, Alexandria, v. 30, n. 1, p. 53-62, 1988. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/00393541.1988.11650702 Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1320652 Acesso em: 23 out. 2023. » https://doi.org/10.1080/00393541.1988.11650702 » https://www.jstor.org/stable/1320652
FONSECA, Madalena Pires; ENCARNAÇÃO, Sara. O sistema de ensino superior em Portugal: análises sectoriais. v. 1. Lisboa: Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, 2013.
FRAILLON, Julian; AINLEY, John; SCHULZ, Wolfram; FRIEDMAN, Tim; DUCKWORTH, Daniel. Preparing for life in a digital World - IEA international computer and information literacy study 2018 International Report. Cham: Springer, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-38781-5 Disponível em: https://www.iea.nl/sites/default/files/2020-04/IEA%20International%20Computer%20and%20Information%20Literacy%20Study%202018%20International%20Report.pdf Acesso em: 23 out. 2023. » https://doi.org/10.1007/978-3-030-38781-5 » https://www.iea.nl/sites/default/files/2020-04/IEA%20International%20Computer%20and%20Information%20Literacy%20Study%202018%20International%20Report.pdf
FRIÃES, Rita. Artes do espetáculo. Lisboa: Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, 2017b. (Ciclo de Estudos Temáticos).
FRIÃES, Rita. Design. Lisboa: Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, 2017a. (Ciclo de estudos temáticos).
GUZDIAL, Mark. Computing for other disciplines. In: FINCHER, Sally A.; ROBINS, Anthony V. (org.). The Cambridge handbook of computing education research. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 584-605. DOI: http://dx.doi.org/10.1017/9781108654555.020 Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/abs/cambridge-handbook-of-computing-education-research/computing-for-other-disciplines/C65DC876EAFEED0D7C7F437B73F907F1 Acesso em: 23 out. 2023. » https://doi.org/10.1017/9781108654555.020 » https://www.cambridge.org/core/books/abs/cambridge-handbook-of-computing-education-research/computing-for-other-disciplines/C65DC876EAFEED0D7C7F437B73F907F1
KAY, Alan; GOLDBERG, Adele. Personal dynamic media. In: WARDRIP-FRUIN, Noah; MONTFORT, Nick (org.). The new media reader. Cambridge: The MIT Press, 2003. p. 393-406.
KEMBER, David; MCNAUGHT, Carmel. Enhancing university teaching: lessons from research into award-winning teachers. New York: Routledge, 2007.
KNOCHEL, Aaron D.; PATTON, Ryan M. If art education then critical digital making: computational thinking and creative code. Studies in Art Education, Alexandria, v. 57, n. 1, p. 21-38, 2015. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/45149256 Acesso em: 23 out. 2023. » https://www.jstor.org/stable/45149256
KRATHWOHL, David R. A revision of bloom’s taxonomy: an overview. Theory Into Practice, Columbus, v. 41, n. 4, p. 212-218, 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.1207/s15430421tip4104_2 Disponível em: https://www.depauw.edu/files/resources/krathwohl.pdf Acesso em: 23 out. 2023. » https://doi.org/10.1207/s15430421tip4104_2 » https://www.depauw.edu/files/resources/krathwohl.pdf
LAU, Wilfred W. F.; YUEN, Allan H. K. Teaching in visual programming environments. In: KHOSROW-POUR, Mehdi (org.). Encyclopedia of information science and technology. Hershey: IGI Global, 2014. p. 2600-2604. DOI: http://dx.doi.org/10.4018/978-1-60566-026-4 » https://doi.org/10.4018/978-1-60566-026-4
LISHINSKI, Alex; YADAV, Aman. Motivation, attitudes, and dispositions. In: FINCHER, Sally A.; ROBINS, Anthony V. (org.). The Cambridge handbook of computing education research. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 801-826. DOI: http://dx.doi.org/10.1017/9781108654555.029 » https://doi.org/10.1017/9781108654555.029
MATEAS, Michael. Procedural literacy: educating the new media practitioner. On the Horizon, Bradford, v. 13, n. 2, p. 101-111, 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1108/10748120510608133 » https://doi.org/10.1108/10748120510608133
MCLEAN, Christopher Alex; WIGGINS, Geraint. Computer programming in the creative arts. In: MCCORMACK, Jon; D’INVERNO, Mark (org.). Computers and creativity. Heidelberg: Springer, 2012. p. 235-252. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-31727-9 » https://doi.org/10.1007/978-3-642-31727-9
MILMAN, Natalie B. The flipped classroom strategy: what is it and how can it best be used? Distance Learning, Washington D.C., v. 11, n. 4, 2012. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/616e91b3df376d82fd5d30c598c665f3/1?pq-origsite=gscholar%26cbl=29704 Acesso em: 23 out. 2023. » https://www.proquest.com/openview/616e91b3df376d82fd5d30c598c665f3/1?pq-origsite=gscholar%26cbl=29704
MORAIS, Eduardo. Code and creative higher education: understanding computer programming practices in Portuguese arts and design undergraduate courses. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2021.
MORAIS, Eduardo; MORAIS, Carla; PAIVA, João C. Higher arts and design students’ attitudes towards learning computer programming. In: CARMO, Mafalda (org.). Education and new developments 2019. v. 2. Porto: InScience Press, 2019. p. 115-119. Disponível em: https://end-educationconference.org/2019/wp-content/uploads/2020/05/2019v2end024.pdf Acesso em: 23 out. 2023. » https://end-educationconference.org/2019/wp-content/uploads/2020/05/2019v2end024.pdf
NAKE, Frieder. Construction and intuition: creativity in early computer art. In: MCCORMACK, Jon; D’INVERNO, Mark (org.). Computers and creativity. Heidelberg: Springer, 2012. p. 61-95. DOI: 10.1007/978-3-642-31727-9. » https://doi.org/10.1007/978-3-642-31727-9
PORTUGAL. Portaria 256/2005, de 16 de março de 2005. Classificação nacional das áreas de educação e formação. Diário da República, Lisboa, n. 53, Série I-B. 2005, p. 2281-2313. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/256-2005-572672 Acesso em: 23 out. 2023. » https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/256-2005-572672
REAS, Casey; FRY, Ben. Processing: programming for the media arts. AI and Society, Heidelberg, v. 20, p. 526-538, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s00146-006-0050-9 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225713922_Processing_Programming_for_the_media_arts Acesso em: 23 out. 2023. » https://doi.org/10.1007/s00146-006-0050-9 » https://www.researchgate.net/publication/225713922_Processing_Programming_for_the_media_arts
ROBINS, Anthony V. Novice Programmers and introductory programming. In: FINCHER, Sally A.; ROBINS, Anthony V. (org.). The Cambridge handbook of computing education research. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 327-376. DOI: 10.1017/9781108654555.013. » https://doi.org/10.1017/9781108654555.013
RUBIN, Marc J. The effectiveness of live-coding to teach introductory programming. In: ACM TECHNICAL SYMPOSIUM ON COMPUTER SCIENCE EDUCATION - SIGCSE 2013 , 44., 2013, Denver . Proceedings […]. Denver: ACM, 2013. p. 651-656. DOI: http://dx.doi.org/10.1145/2445196.2445388 Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2445196.2445388 Acesso em: 23 out. 2023. » https://doi.org/10.1145/2445196.2445388 » https://dl.acm.org/doi/10.1145/2445196.2445388
SACK, Warren. The software arts. Cambridge: MIT Press, 2019.
SHREEVE, Alison; SIMS, Ellen; TROWLER, Paul. “A kind of exchange”: learning from art and design teaching. Higher Education Research & Development, Hammondville, v. 29, n. 2, p. 125-138, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/07294360903384269 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07294360903384269 Acesso em: 23 out. 2023. » https://doi.org/10.1080/07294360903384269 » https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07294360903384269
VUORIKARI, Riina; PUNIE, Yves; CARRETERO, Stephanie; VAN DEN BRANDE, Lieve. DigComp 2.0: the digital competence framework for citizens. Luxemburgo: Office of the European Union, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.2791/11517 Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC101254 Acesso em: 23 out. 2023. » https://doi.org/10.2791/11517 » https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC101254
WING, Jeannette M. Computational Thinking. Communications of the ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1145/1118178.1118215 Disponível em: https://www.cs.cmu.edu/~15110-s13/Wing06-ct.pdf Acesso em: 23 out. 2023. » https://doi.org/10.1145/1118178.1118215 » https://www.cs.cmu.edu/~15110-s13/Wing06-ct.pdf
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação e Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.