Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco

Autores/as

  • Cláudia Maria Mendes Gontijo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265044por

Palabras clave:

Programa de educação fundamental, Unesco, Alfabetização funcional, Políticas internacionais

Resumen

Este artigo tem por objetivo central discutir e analisar a temática da alfabetização no bojo do Programa de Educação Fundamental (1946-1958) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Toma como referencial teórico contribuições de Mikhail Bakhtin por entender que a sua concepção de enunciado colabora para orientar as análises. Adota a pesquisa documental e, desse modo, detém-se na análise de documentos produzidos pelos sujeitos que dirigiram a Unesco e, também, por especialistas contratados para a realização de estudos para esse organismo. Problematiza o lugar da alfabetização no programa e, nesse sentido, analisa as controvérsias em torno da definição dos princípios que poderiam ser adotados pela Unesco, assim como sua visão de educação; o conceito de educação fundamental, problematizando como a alfabetização é situada no interior do programa; e o conceito apontado como apropriado para orientar as ações educacionais da Unesco em nível internacional. Conclui que a incorporação das campanhas de alfabetização ao projeto educacional da Unesco ocorreu em função de mudança no conceito de alfabetização, o qual tem caráter instrumental, o que indica a necessidade de os educadores continuarem a lutar por uma alfabetização para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que rejeite o caráter mecânico e funcional que lhe foi conferido.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BERRUETA, Jorge Tinagero. Misiones culturales mexicanas. 70 años de historia. Revista Interamericana de Educación de Adultos, Pátzcuaro, 1993. Disponível em: https://biblat.unam.mx/pt/revista/revista-interamericana-de-educacion-de-adultos/articulo/misiones-culturales-mexicanas-70-anos-de-historia Acesso em: 20 dez. 2022.

BOEL, Jens. UNESCO’s Fundamental Education Program, 1946-1958: vision, actions and impact. In: DUEDAHL, Poul. A history of Unesco: global actions and impacts. New York: Palgrave Macmillan, 2016. p. 153-167.

BOWERS, Jonh. Educación fundamental. El correo de la Unesco, Paris: Unesco, v. 1, n. 1, p. 4, fev. 1948.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

GERALDI, João Wanderley. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção da ética através da estética. In: GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João, 2010. p. 103-122.

GIROUX, Henry. Introdução: alfabetização e a pedagogia do empowerment político. In: FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 1-28.

GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis: Vozes, 1986.

GRAY, William. Preliminary survey on methods of teaching reading and writing. Part I. Paris: Unesco, 1953.

GRAY, William. The teaching of reading and writing. Illinois: Unesco: Scott: Foresman, 1956.

GUERRA, Alfonso Rangel. La educación rural mexicana y la educación fundamental en el inicio del Crefal. Revista Interamericana de Educación de Adultos, Pátzcuaro, v. 28, n. 2, p. 169-176, 2006.

HOWES, Henry Willian. et al. Educación fundamental, educación de adultos, alfabetización y educación de la comunidad en la región del Caribe. Paris: Unesco, 1955.

HUXLEY, Julian. A philosophy for UNESCO: selections from a forgotten historic document. Corrier, Paris, p. 4-7, Mar.1976.

HUXLEY, Julian. Foreword. In: UNESCO. Fundamental education common ground for all peoples. Paris: Unesco, 1947. Report of a Special Committee to the Preparatory Commission of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation. p. 7.

HUXLEY, Julian. Unesco: its purpose and philosophy. Paris: Unesco 1946. Preparatory Commission of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation.

LAUBACH, Frank Charles. Teaching the world to read: a handbook for literacy campaigns. New York: Friendship Press, 2013.

MACEDO, Donaldo. Alfabetização, linguagem e ideologia. Educação & Sociedade, Cidade, v. 21, n. 73, p. 84-99, dez. 2000.

UNESCO. De ideias a ações: 70 anos da Unesco. Santos: Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2015.

UNESCO. Fundamental education common ground for all peoples. Paris: Unesco, 1947. Report of a Special Committee to the Preparatory Commission of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation.

UNESCO BRASILIA OFFICE. Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Tradutor John Stephen Morris. Brasília, DF: Unesco Brasilia Office, 2002.

Publicado

2024-02-21

Cómo citar

Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e265044. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265044por