Experiência de interações online em aulas de Libras como segunda língua no Ensino Fundamental1

Autores/as

  • Lídia da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Clóvis Batista de Souza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268371

Palabras clave:

Interação, Libras, Segunda língua, Ensino fundamental, Covid-19

Resumen

Este trabalho aborda a questão das interações online nas aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) para ouvintes. Ancora-se em Rioult, Marron e Pereira (2021), para tratar do ensino virtual em tempos de pandemia e destaca o distanciamento psicológico e comunicacional que a comunicação mediada por computador pode oferecer às aulas. Toma as considerações de Xavier (2001) para descrever as características das interações em L2 e aponta as especificidades do input e da produção linguística para as aulas de Libras. Por meio da análise documental e do método observacional, são elencados os principais desafios verificados nas interações ocorridas nas aulas de Libras as quais foram ministradas em contexto de ensino fundamental por cinco bolsistas do Curso de Letras Libras. Os resultados da experiência pedagógica analisada mostram que gerenciar a participação de intérpretes de Libras e surdos oralizados durante as interações online nas aulas de Libras é uma tarefa bastante desafiante, assim como a administração do uso adequado de suportes visuais (câmeras, telas e chat). Conclusivamente, este trabalho aponta que a experiência de ensino de Libras como segunda língua no ensino fundamental, realizada no período pandêmico, revelou diferentes desafios linguísticos e técnicos para a interação buscada, os quais precisam ser superados a fim de que as aulas, tanto remotas quanto presenciais, apresentem a qualidade necessária para alcançar seus objetivos de aprendizado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Clóvis Batista de Souza, Universidade Federal do Paraná

    Clóvis Batista de Souza é mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná, professor do Curso de Letras Libras, pesquisador no GEPELS onde desenvolve e orienta estudos relativos à temática.

Referencias

ACKERMAN, Jodie; WOLSEY, Ju-Lee; CLARK, Diane. Locations of L2/Ln sign language pedagogy. Creative Education, Califórnia, v. 9, n. 13, p. 2037-2058, 2018. Disponível em: Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=88068 Acesso em: 20 set. 2022.

» https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=88068

ALBRES, Cristiane Ribeiro; CONSTÂNCIO, Rosana de Fátima Janes; DANIEL, Alessandra Souza da Cruz. Ensino de Libras: uma atividade do Pibid para estudantes do ensino infantil de uma escola municipal da cidade de Campo Grande. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 5, n. 6, p. 55-59, 2017. Disponível em: Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/6474 Acesso em: 20 set. 2022.

» https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/6474

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, [2005]. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em: 20 set. 2022.

» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República , [2002]. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm Acesso em: 20 set. 2022.

» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm

CICUREL, Francine. De l’analyse des interactions em classe de langue à l’agir professoral: une recherche entre linguistique interactionnelle, didactique et théories de l’action. Pratiques, [S. l.], n. 149-150, p. 41-55, 2011. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.4000/pratiques.1693 Acesso em: 20 set. 2022.

» https://doi.org/10.4000/pratiques.1693

CROCCE, Giovana Della et al. Ensino de ciências em tempos de pandemia: desafios e possibilidades do ensino remoto. In: BORGES, Rita de Cássia (org.). Educação a distância e ensino remoto: multifacetas e realidades das práticas docentes. Diadema: V&V, 2021. p. 76-93.

ELLIS, Rod. The methodology of task-based teaching. Asian EFL Journal, Road Town, v. 8, n. 3, p. 19-45, 2006. Disponível em: Disponível em: https://www.asian-efl-journal.com/September_2006_EBook_editions.pdf Acesso em: 20 set. 2022.

» https://www.asian-efl-journal.com/September_2006_EBook_editions.pdf

FELIPE, Tanya Amara; MONTEIRO, Myrna Salerno. Libras em contexto: curso básico - Livro do professor/instrutor. 2. ed. Brasília, DF: MEC: SEE, 2001.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27 mar. 2020. Disponível em: Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3 Acesso em: 20 set. 2022.

» https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3

HOLMSTRÖM, Ingela. Teaching a language in another modality: a case study from Swedish sign language L2 instruction. Journal of Language Teaching and Research, London, v. 10, n. 4, p. 659-672, 2019. Disponível em: Disponível em: http://www.academypublication.com/issues2/jltr/vol10/04/01.pdf Acesso em: 20 set. 2022.

» http://www.academypublication.com/issues2/jltr/vol10/04/01.pdf

MACEDO-ROUET, Mônica. La visioconférence dans l’enseignement: ses usages et effets sur la distance de transaction. Distances et Savoirs, [S. l.], v. 7, p. 65-91, 2009. Disponível em: Disponível em: https://tecfa.unige.ch/tecfa/teaching/BSEP/articles/MacedoRouet2007.pdf Acesso em: 20 set. 2022.

» https://tecfa.unige.ch/tecfa/teaching/BSEP/articles/MacedoRouet2007.pdf

PORTO, Marcelo; SILVA, Lídia. Expressões policomponenciais em libras: estatuto e processo de ensino e aprendizagem como L2. Signótica, v. 33, p. e63312, 2021. Disponível em Disponível em https://doi.org/10.5216/sig.v32.62905 Acesso em: 03 jun. 2023

» https://doi.org/10.5216/sig.v32.62905

RIOULT, Nina; MARRON, Adilson; PEREIRA, Telma. Aulas virtuais: uma discussão sobre a interação no aprendizado de língua estrangeira em tempos de pandemia. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 46, n. 85, p. 108-121, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15617 Acesso em: 20 set. 2022.

» https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15617

SILVA, Fabio José Antonio da et al. As dificuldades encontradas pelos professores no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 11, n. 2, e17511225709-e17511225709, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i2.25709. Disponível em: Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25709 Acesso em: 20 set. 2022.

» https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25709

» https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25709

SILVA, Lídia da. Aquisição de segunda língua: o estado da arte da Libras. Alfa, São José do Rio Preto, v. 64, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5794-e11861. Acesso em: 03 jun. 2023

» https://doi.org/https://doi.org/10.1590/1981-5794-e11861

SKLIAR, Carlos (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005.

SWAIN, Merrill. Communicative competence: some roles of comprehensible input and comprehensible output in its development. In: GASS, Susan; MADDEN, Carolyn (org.). Input in second language acquisition. Rowley: Newbury House, 1985. p. 235-256.

TONDINELLI, Maria Ozana. Noções básicas de Libras para alunos ouvintes. In: OS DESAFIOS da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Curitiba: UENO, 2016. p. 1-25. (Cadernos PDE; v. 2). Disponível em: Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edespecial_uenp_mariaozanatondinelli.pdf Acesso em: 20 set. 2022.

» http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edespecial_uenp_mariaozanatondinelli.pdf

VALADÃO, Michelle Nave et al. Os desafios do ensino e aprendizagem da Libras para crianças ouvintes e suas relações com a educação inclusiva de alunos surdos. Revista (Con) textos Linguísticos, Vitória, v. 10, n. 15, p. 125-147, 2016. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13500 Acesso em: 20 set. 2022.

» https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13500

WERLE, Marluce Maria. A inclusão de libras no currículo da educação infantil da escola regular: uma proposta possível? 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2018. Disponível em: Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1905/1/2017MarluceMariaWerle.pdf Acesso em: 20 set. 2022.

» https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1905/1/2017MarluceMariaWerle.pdf

XAVIER, Rosely Peres. A competência comunicativa do professor de inglês e a sua prática docente: três estudos de caso. The ESPecialist, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 1-25, 2001.

Publicado

2024-07-26

Cómo citar

Experiência de interações online em aulas de Libras como segunda língua no Ensino Fundamental1. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e268371. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268371