Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002Palavras-chave:
Educação, Discursos, Professores, Práticas PedagógicasResumo
Este artigo procura analisar a "realidade discursiva" que marca grande parte dos textos sobre educação neste final de século. A chave de leitura do artigo é a lógica excesso-pobreza, aplicada ao exame da situação dos professores: do excesso da retórica política e dos mass-media à pobreza das políticas educativas; do excesso das linguagens dos especialistas internacionais à pobreza dos programas de formação de professores; do excesso do discurso científico-educacional à pobreza das práticas pedagógicas e do excesso das "vozes" dos professores à pobreza das práticas associativas docentes. Não recusando um pensamento "utópico", o autor critica as análises "prospectivas" que revelam um "excesso de futuro" que é, ao mesmo tempo, um "défice de presente".Downloads
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Publicado
1999-06-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas . (1999). Educação E Pesquisa, 25(1), 11-20. https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002