Uma relação educativa na transferência: o discurso como ato educativo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p691-699Palavras-chave:
relação educativa, transferência, contratransferência, discurso educacional, abordagem psicanalíticaResumo
Este artigo investiga a contratransferência na relação educativa a partir da experiência institucional de acompanhamento de um adolescente durante a participa- ção em uma oficina terapêutica de escrita-teatro. Desenvolvendo retrospectivamente uma reflexão clínica sobre as implicações contratransferenciais que se revelaram em minha prática profissional, proponho uma reflexão sobre meu engajamento psíquico como educador no ato educativo do afeto, apoiando-me em uma perspectiva psicanalítica, a fim de compreender o que estabelece uma relação. Assim, este artigo se propõe a responder à questão: o que quer dizer estar na relação?Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.