A articulação entre as crenças e o processo de aprendizagem: uma perspectiva psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v4i6p138-143Palavras-chave:
Crenças, mundo da vida, aprendizagemResumo
A partir de uma dimensão psicossocial, podemos afirmar que as convicções de fundo (Habermas) familiares - às quais acrescentam-se as profissionais (médicas ou pedagógicas) -formam o conjunto de crenças compartilhadas, ou seja, a doxa (Bourdieu), a partir da qual se significa o sujeito e seus sintomas. Assim fica definido seu horizonte e seu mundo da vida: em função das crenças compartilhadas pelos outros referenciais, a eficácia simbólica decide os resultados de sua aprendizagem.Downloads
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.