A articulação entre as crenças e o processo de aprendizagem: uma perspectiva psicossocial

Autori

  • Dora Laino Universidad Nacional de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v4i6p138-143

Parole chiave:

Crenças, mundo da vida, aprendizagem

Abstract

A partir de uma dimensão psicossocial, podemos afirmar que as convicções de fundo (Habermas) familiares - às quais acrescentam-se as profissionais (médicas ou pedagógicas) -formam o conjunto de crenças compartilhadas, ou seja, a doxa (Bourdieu), a partir da qual se significa o sujeito e seus sintomas. Assim fica definido seu horizonte e seu mundo da vida: em função das crenças compartilhadas pelos outros referenciais, a eficácia simbólica decide os resultados de sua aprendizagem.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

1999-06-01

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Laino, D. (1999). A articulação entre as crenças e o processo de aprendizagem: uma perspectiva psicossocial. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 4(6), 138-143. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v4i6p138-143