A articulação entre as crenças e o processo de aprendizagem: uma perspectiva psicossocial

Autores/as

  • Dora Laino Universidad Nacional de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v4i6p138-143

Palabras clave:

Crenças, mundo da vida, aprendizagem

Resumen

A partir de uma dimensão psicossocial, podemos afirmar que as convicções de fundo (Habermas) familiares - às quais acrescentam-se as profissionais (médicas ou pedagógicas) -formam o conjunto de crenças compartilhadas, ou seja, a doxa (Bourdieu), a partir da qual se significa o sujeito e seus sintomas. Assim fica definido seu horizonte e seu mundo da vida: em função das crenças compartilhadas pelos outros referenciais, a eficácia simbólica decide os resultados de sua aprendizagem.

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Publicado

1999-06-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Laino, D. (1999). A articulação entre as crenças e o processo de aprendizagem: uma perspectiva psicossocial. Estilos De La Clínica. Revista Sobre Las Vicisitudes De La Infancia, 4(6), 138-143. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v4i6p138-143