Amor e rigor ou o que pode dizer a psicanálise sobre o documentário Ser e Ter

Autores/as

  • Marcelo Ricardo Pereira Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p12-23

Palabras clave:

Dialética do desejo, Dialética do poder, Sacerdócio pedagógico, Psicanálise, Educação

Resumen

O documentário Ser e Ter (Être et Avoir), de Nicolas Philibert, 2002, parece ir na contramão de outros tantos filmes que abusam da licença pedagógica, ao se inspirarem numa pedagogia sacrifical. Por que esses filmes são repetidamente reproduzidos nas instâncias de formação docente? E por que professores necessitam, de maneira disciplinar, mostrarem-se abnegados ou graciosamente polidos como são seus pares no cinema? Esse texto retorna a duas das assertivas da dialética freudiana _ desejo e poder _ para entender a visada maior do discurso pedagógico moderno em sua missão agostiniana e jesuítica.

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Publicado

2005-06-01

Número

Sección

Dossier

Cómo citar

Pereira, M. R. (2005). Amor e rigor ou o que pode dizer a psicanálise sobre o documentário Ser e Ter. Estilos De La Clínica. Revista Sobre Las Vicisitudes De La Infancia, 10(18), 12-23. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p12-23