A construção da infância: entre os saberes científicos e as práticas sociais

Auteurs

  • Viviane Neves Legnani Universidade Católica de Brasília
  • Sandra Francesca Conte de Almeida Universidade Católica de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i16p102-121

Mots-clés :

Infância, Psicanálise, Práticas sociais

Résumé

O artigo aborda os determinantes históricos e os fundamentos epistemológicos que edificaram a noção de “criança normal”, advinda do campo científico da modernidade. Analisa, também, os efeitos dessa concepção ao ser incorporada às práticas educacionais, sobretudo por meio das teorias psicológicas. Discute, ainda, os impasses vividos pelas equipes interdisciplinares, compostas por profissionais das áreas de saúde e educação, que atendem às crianças com diferentes problemáticas, ao tentarem responder às questões “o que é uma criança?”, “como se desenvolvem as psicopatologias da infância?”, “o que se trata, em uma criança?” Na conclusão, discute a função do psicanalista em uma atuação no campo interdisciplinar de modo que seja assegurado à criança um lugar de sujeito.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2004-06-01

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Legnani, V. N., & Almeida, S. F. C. de. (2004). A construção da infância: entre os saberes científicos e as práticas sociais. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 9(16), 102-121. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i16p102-121