A construção da infância: entre os saberes científicos e as práticas sociais

Autori

  • Viviane Neves Legnani Universidade Católica de Brasília
  • Sandra Francesca Conte de Almeida Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i16p102-121

Parole chiave:

Infância, Psicanálise, Práticas sociais

Abstract

O artigo aborda os determinantes históricos e os fundamentos epistemológicos que edificaram a noção de “criança normal”, advinda do campo científico da modernidade. Analisa, também, os efeitos dessa concepção ao ser incorporada às práticas educacionais, sobretudo por meio das teorias psicológicas. Discute, ainda, os impasses vividos pelas equipes interdisciplinares, compostas por profissionais das áreas de saúde e educação, que atendem às crianças com diferentes problemáticas, ao tentarem responder às questões “o que é uma criança?”, “como se desenvolvem as psicopatologias da infância?”, “o que se trata, em uma criança?” Na conclusão, discute a função do psicanalista em uma atuação no campo interdisciplinar de modo que seja assegurado à criança um lugar de sujeito.

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Pubblicato

2004-06-01

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Legnani, V. N., & Almeida, S. F. C. de. (2004). A construção da infância: entre os saberes científicos e as práticas sociais. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 9(16), 102-121. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i16p102-121