Adolescência, cultura contemporânea e educação

Auteurs

  • Luciana Gageiro Coutinho Universidade Federal Fluminense; Faculdade de Educação

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p134-149

Mots-clés :

adolescência, educação, psicanálise, cultura contemporânea

Résumé

O presente artigo trata a relação entre a adolescência e a educação no contexto social contemporâneo. Parte de pesquisas anteriores sobre a adolescência, tomada como trabalho psíquico imposto ao jovem em nossa cultura, marcada pelo individualismo e pela derrocada do espaço público enquanto lugar de exercício da singularidade referida a uma coletividade. Problematiza, então, o reencontro com o Outro da cultura que caracteriza a adolescência, presentificado nos impasses relativos à transmissão no mundo atual. Tal tarefa se sustenta na dimensão de anterioridade, suporte de um lugar de autoridade e pressupõe, por parte do sujeito, o confronto com o binômio promessa-renúncia.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2009-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: A Adolescência entre a Psicanálise e a Educação

Comment citer

Coutinho, L. G. (2009). Adolescência, cultura contemporânea e educação. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 14(27), 134-149. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p134-149