Adolescência, cultura contemporânea e educação

Autori

  • Luciana Gageiro Coutinho Universidade Federal Fluminense; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p134-149

Parole chiave:

adolescência, educação, psicanálise, cultura contemporânea

Abstract

O presente artigo trata a relação entre a adolescência e a educação no contexto social contemporâneo. Parte de pesquisas anteriores sobre a adolescência, tomada como trabalho psíquico imposto ao jovem em nossa cultura, marcada pelo individualismo e pela derrocada do espaço público enquanto lugar de exercício da singularidade referida a uma coletividade. Problematiza, então, o reencontro com o Outro da cultura que caracteriza a adolescência, presentificado nos impasses relativos à transmissão no mundo atual. Tal tarefa se sustenta na dimensão de anterioridade, suporte de um lugar de autoridade e pressupõe, por parte do sujeito, o confronto com o binômio promessa-renúncia.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

2009-12-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê: A Adolescência entre a Psicanálise e a Educação

Come citare

Coutinho, L. G. (2009). Adolescência, cultura contemporânea e educação. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 14(27), 134-149. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p134-149