Ideais e alteridade em uma pesquisa sobre a relação dos jovens com o saber

Auteurs

  • Paulo Padilla-Petry Universidade de Barcelona; Facultat de Pedagogia; Departament de Mètodes d'Investigació i Diagnòstic en Educació
  • Fernando Hernández-Hernández Universidade de Barcelona; Facultat de Belles Arts; Departament de Dibuix; Secció de Pedagogies Culturals

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i1p14-33

Mots-clés :

abandono escolar, relação com o saber, alteridade, jovens, ensino secundário

Résumé

Em uma investigação sobre o abandono escolar no ensino secundário espanhol a partir da relação dos jovens com o saber, entrevistamos de forma semiaberta tanto jovens considerados de êxito quanto de fracasso pela escola. Nos relatos construídos conjuntamente com eles, são explicitadas os vínculos estabelecidos entre jovens e pesquisadores como também as dos pesquisadores entre si. Este artigo discute o lugar do Outro ocupado pelo grupo de pesquisadores e pelos jovens para cada pesquisador. Também debatemos o papel dos ideais dos pesquisadores nessas relações.

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Publiée

2013-04-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: Psicanálise e educação (im) possível

Comment citer

Padilla-Petry, P., & Hernández-Hernández, F. (2013). Ideais e alteridade em uma pesquisa sobre a relação dos jovens com o saber. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 18(1), 14-33. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i1p14-33