Formação de psicólogos para o atendimento a problemas de aprendizagem: desafios e perspectivas

Auteurs

  • Marilene Proença Rebello de Souza Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p134-154

Mots-clés :

Psicologia, educação, psicologia escolar, psicologia clínica, formação dc psicólogos

Résumé

Este artigo discute a formação de psicólogos diante dos problemas de aprendizagem, partindo da análise de concepções e práticas psicológicas de atendimento ensinadas em cursos de graduação em Psicologia. 268 prontuários de atendimento em clínicas-escola foram pesquisados, focalizando-se os seguintes aspectos: natureza e perfil dos encaminhamentos escolares, concepções e modalidades de atendimento psicológico à queixa escolar. Constatamos que a interpretação dada aos encaminhamentos escolares pelos psicólogos clínicos demonstra desconhecimento de boa parte das pesquisas educacionais relativas à vida diária escolar, embora se teçam críticas à qualidade da escola pública brasileira.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2000-12-01

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Souza, M. P. R. de. (2000). Formação de psicólogos para o atendimento a problemas de aprendizagem: desafios e perspectivas. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 5(9), 134-154. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p134-154