O lugar do psicanalista na escola

Auteurs

  • Ruth Helena Pinto Cohen EBP-RJ
  • Cristiane Fiaux Lessa EBP-RJ
  • Daisy Christine Melo EBP-RJ
  • Gisella Cohen EBP-RJ
  • Márcia Denise Dutra Sias Instituto Metodista Bennett
  • Oziléia Glen Gomes Serafim Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro
  • Rachel Tinoco Marinho Alves Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Abecassis Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p17-26

Mots-clés :

Psicanálise, educação, fracasso escolar, ética e política

Résumé

Este trabalho busca pensar a tensão inerente à ação educativa em seu aspecto formal, praticada pela escola, e no informal, ministrada pela família, levantando alguns pontos de impossibilidade que vêm se transformando em impotência e conseqüente fracasso da educação. O fracasso escolar, considerado uma das patologias de nosso tempo, vem sendo associado à manipulação das promessas de gozo inerentes às ações políticas da educação amparadas por uma ética da globalização e da queda de ideais. Estas questões interrogam o psicanalista na interseção psicanálise e educação.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2001-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Cohen, R. H. P., Lessa, C. F., Melo, D. C., Cohen, G., Sias, M. D. D., Serafim, O. G. G., Alves, R. T. M., & Abecassis, R. (2001). O lugar do psicanalista na escola. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 6(11), 17-26. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p17-26