O lugar do psicanalista na escola

Autori

  • Ruth Helena Pinto Cohen EBP-RJ
  • Cristiane Fiaux Lessa EBP-RJ
  • Daisy Christine Melo EBP-RJ
  • Gisella Cohen EBP-RJ
  • Márcia Denise Dutra Sias Instituto Metodista Bennett
  • Oziléia Glen Gomes Serafim Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro
  • Rachel Tinoco Marinho Alves Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Abecassis Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p17-26

Parole chiave:

Psicanálise, educação, fracasso escolar, ética e política

Abstract

Este trabalho busca pensar a tensão inerente à ação educativa em seu aspecto formal, praticada pela escola, e no informal, ministrada pela família, levantando alguns pontos de impossibilidade que vêm se transformando em impotência e conseqüente fracasso da educação. O fracasso escolar, considerado uma das patologias de nosso tempo, vem sendo associado à manipulação das promessas de gozo inerentes às ações políticas da educação amparadas por uma ética da globalização e da queda de ideais. Estas questões interrogam o psicanalista na interseção psicanálise e educação.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

2001-12-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

Cohen, R. H. P., Lessa, C. F., Melo, D. C., Cohen, G., Sias, M. D. D., Serafim, O. G. G., Alves, R. T. M., & Abecassis, R. (2001). O lugar do psicanalista na escola. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 6(11), 17-26. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p17-26