Articulação entre múltiplas escalas geográficas: lógicas e estratégias espaciais de empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2017.131655

Palavras-chave:

Lógicas econômicas. Estratégias espaciais. Escalas geográficas. Comércio. Consumo.

Resumo

No atual período, marcado por formas de produção e consumo associadas ao pós-fordismo e pela constituição social e política do neoliberalismo, empresas de diferentes portes econômicos e abrangências espaciais baseiam suas decisões sobre a localização de seus estabelecimentos e a conformação de seus mercados e áreas de atuação segundo diferentes escalas geográficas. De um lado, a articulação entre lógicas econômicas e espaciais e, de outro, estratégias espaciais das empresas são apresentadas aqui no contexto do capitalismo contemporâneo e da conformação de redes de lojas comerciais que se sustentam em redes urbanas, mas também transformam suas configurações e os papéis de várias cidades nessa estrutura espacial de escala interurbana. Tomamos como referência empírica a lógica econômica e espacial de algumas empresas e a estratégia espacial de outras para mostrar o que é geral e o que pode ser apreendido como particular e singular nas tendências analisadas.

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Biografia do Autor

  • Maria Encarnação Beltrão Sposito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente

    Docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Campus de Presidente Prudente. Área de trabalho - Geografia Urbana. Pesquisadora do CNPq.

  • Eliseu Savério Sposito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente

    Docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Campus de Presidente Prudente. Área de trabalho - Geografia Econômica. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2017-10-19

Como Citar

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; SPOSITO, Eliseu Savério. Articulação entre múltiplas escalas geográficas: lógicas e estratégias espaciais de empresas. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 21, n. 2, p. 462–479, 2017. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2017.131655. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/131655.. Acesso em: 21 nov. 2024.