A noção de mobilização do espaço em Henri Lefebvre
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.163370Mots-clés :
Henri Lefebvre, mobilização do espaço, produção do espaço, espaço social, espaços financeirizadosRésumé
A descoberta da produção social do espaço permitiu um salto teórico na compreensão da sociedade contemporânea na medida em que atinge a dimensão espacial pelos processos de acumulação do capital e pela racionalidade do Estado. Uma possível leitura da obra de H. Lefebvre aponta a passagem do espaço social à produção do espaço por sua inserção, simultaneamente, nas tramas do processo de reprodução do capital e da sociedade. Assim, a ênfase recai sobre a noção de mobilização do espaço, através da qual pode se extrair os sentidos estratégico, econômico e político da produção do espaço. É pela mobilização do espaço que se revelam as condições concretas da produção de espaços financeirizados, envolvendo necessariamente a segregação.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALVAREZ, Isabel Pinto. “A produção e reprodução da metrópole como negócio e segregação”. In: A cidade como negócio. São Paulo: Contexto, 2015.
ALVAREZ, Isabel Pinto. “A produção de espaços financeirizados”. In: FERREIRA, A.; RUA, J.; MATTOS, R. C. (org.). O espaço e a metropolização: cotidiano e ação. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.
CHOAY, Françoise. O urbanismo. São Paulo: Perspectiva, 2003.
HARVEY, David. París, capital de la modernidad. Madrid: Akal, 2008.
LEFEBVRE, Henri. De lo rural a lo urbano. Barcelona: Ed. Peninsula,1978.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Trad. Sergio Martins. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Trad. Rubens E. Frias. São Paulo: Centauro, 2001
LEFEBVRE, Henri. La producción del espacio. Madrid: Captain Swing Libros. 2013.
LEFEBVRE, Henri. Espaço e Política. Trad. Margarida M. Andrade (et al.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2016.
MARX, KARL. Elementos fundamentales para la crítica de la economía política. 1857-1858. México: Siglo Veintiuno, 1977.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Isabel Pinto Alvarez 2019

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).