Rússia vs. Ucrânia: geopolítica no âmbito da geografia escolar sob o olhar da totalidade.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2025.221638

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Geopolítica, Guerra, Epistemologia

Resumo

Considerando o desenvolvimento da epistemologia da ciência geográfica, é crucial reconhecer que nenhuma realidade local se explica por ela mesma. No atual estágio de internacionalização do capitalismo, a Geografia utiliza o conceito de formação socioespacial para compreender como os lugares são moldados historicamente a partir de relações com a escala mundial, dinamizada pela economia e geopolítica globais. Desta forma, a Geografia dispõe da categoria de totalidade, amplamente trabalhada por Milton Santos, para compreender como o local é afetado por escalas mais amplas, seja regionalmente ou mundialmente. O objetivo deste artigo é desenvolver uma proposta teórica-metodológica para o componente curricular de Geografia a partir da categoria de totalidade visando a compreensão do conflito entre Rússia e Ucrânia enquanto conteúdo escolar. Para tal proposta, utilizamos como método uma revisão bibliográfica da epistemologia geográfica amparada por uma discussão mais ampla de geopolítica.

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Biografia do Autor

  • Elisa Gomes Prestes, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR) - UFSC. Desde 2015, pesquisa o desenvolvimento da República Popular da China. É professora da rede pública estadual de Santa Catarina.

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Arquivos adicionais

Publicado

30-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRESTES, Elisa Gomes. Rússia vs. Ucrânia: geopolítica no âmbito da geografia escolar sob o olhar da totalidade. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 29, n. 1, 2025. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2025.221638. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/221638.. Acesso em: 12 jun. 2025.