Rússia vs. Ucrânia: geopolítica no âmbito da geografia escolar sob o olhar da totalidade.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2025.221638Palavras-chave:
Geografia Escolar, Geopolítica, Guerra, EpistemologiaResumo
Considerando o desenvolvimento da epistemologia da ciência geográfica, é crucial reconhecer que nenhuma realidade local se explica por ela mesma. No atual estágio de internacionalização do capitalismo, a Geografia utiliza o conceito de formação socioespacial para compreender como os lugares são moldados historicamente a partir de relações com a escala mundial, dinamizada pela economia e geopolítica globais. Desta forma, a Geografia dispõe da categoria de totalidade, amplamente trabalhada por Milton Santos, para compreender como o local é afetado por escalas mais amplas, seja regionalmente ou mundialmente. O objetivo deste artigo é desenvolver uma proposta teórica-metodológica para o componente curricular de Geografia a partir da categoria de totalidade visando a compreensão do conflito entre Rússia e Ucrânia enquanto conteúdo escolar. Para tal proposta, utilizamos como método uma revisão bibliográfica da epistemologia geográfica amparada por uma discussão mais ampla de geopolítica.
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